CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

Aprenda a acabar com o rosto inchado em qualquer idade

Seu rosto tem retido mais líquido do que você gostaria? Aprenda então a combater o inchaço e veja como evitar outras irritações na pele - não importa a sua idade

Por Redação M de Mulher Atualizado em 15 jan 2020, 22h43 - Publicado em 9 jun 2013, 21h00

Foto: Getty Images

Não é só o corpo que apresenta marcas da retenção de líquidos. O rosto também! A notícia boa é que com os produtos certos dá para se livrar desse probleminha em qualquer fase da vida.

Aos 20 anos…

A pele jovem é a que menos sofre com o problema, mas ainda assim precisa de cuidados diários. Para evitar irritações e inchaços causados por troca de maquiagem, pílula anticoncepcional e ingestão de álcool, procure manter a pele sempre hidratada. Ao longo do dia, passe água termal no rosto. Ela tem pH equilibrado, componentes calmantes e anti-inflamatórios.

Aos 30 anos…

Oscilações hormonais e cansaço podem levar a pele a reter líquido. Para reduzir o inchaço em volta dos olhos, aplique um creme de tratamento de cobertura leve pela manhã – à noite, a pele tende a absorver mais as substâncias, o que pode gerar uma oleosidade indesejada.

Aos 40 anos…

Nessa fase, a pele afina graças à perda de colágeno e o inchaço e as irritações ficam mais aparentes. “Quando a estrutura de apoio da pele enfraquece, o excesso de fluidos torna as imperfeições mais visíveis”, explica a dermatologista Paula Bellotti, do Rio de Janeiro. Aplique um sérum facial de propriedades anti-inflamatórias ou um creme lift, que dá firmeza e hidrata a região.

Aos 50 anos…

A perda contínua de elasticidade pede cuidados mais drásticos. Escolha séruns que contenham componentes que estiquem a pele, como o DMAE, agente tensor que firma e combate os radicais livres. Para reforçar o efeito, opte por tratamentos, em clínicas especializadas, com aparelhos que funcionam por meio de microcorrentes. Elas estimulam os músculos faciais e criam um aspecto esculpido.

Mais dicas…

· “O consumo exagerado de sal faz com que as células da epiderme retenham sódio, um dos principais causadores de inchaço”, diz Paula Bellotti. Quando consumir alimentos muito salgados, adicione algumas gotinhas de limão. “Elas amenizam o efeito”, afirma a médica.

· Diariamente procure massagear a região dos olhos com um creme formulado para as pálpebras. Prefira os que têm substâncias calmantes. Faça movimentos suaves e circulares, estimulando a absorção. Tire o excesso com um lenço de papel antes de fazer a maquiagem.

· “Remédios caseiros são ótimas soluções para atenuar o incômodo”, diz Paula Bellotti. Ela sugere aplicar sachês gelados de chá na região dos olhos. O de camomila possui propriedades adstringentes, que diminuem o inchaço. Fazer compressa de água filtrada gelada também ajuda.

Continua após a publicidade
Publicidade