Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

Enlouquece com as cores de esmaltes e vive na manicure, mas deixa de lado os cuidados com a saúde das unhas? Conheça os alimentos que ajudam a proporcionar garras fortes e lindas

A saúde das unhas é diretamente influenciada pelos alimentos que ingerimos. Uma alimentação equilibrada e balanceada é o que vai dar as vitaminas e minerais essenciais para deixá-las sempre fortes, bonitas e resistentes. “A unha é composta de cálcio, ferro, cobre manganês e zinco. A carência desses nutrientes as torna fracas e bloqueiam seu crescimento”, explica a nutricionista Leticia Manduca, de São Paulo. “Já uma dieta com consumo excessivo de carboidratos refinados, bebidas gaseificadas e gorduras atua de forma negativa em sua flexibilidade e aparência”, afirma.

Conheça os alimentos que garantem garras lindas e saudáveis:

Salmão, peito de peru, carne de boi e ovo (queratina)
A ingestão desses alimentos atua na reestruturação do colágeno, essencial para o fortalecimento e reconstrução das unhas”, explica a nutricionista Leticia Manduca.

Espinafre, banana e gema de ovo (vitamina B)
“Normalmente a queda de unhas representa uma deficiência de fonte de uma vitamina do complexo B, a biotina”, afirma Fúlvia Gomes Hazarabedian, nutricionista da Bio Ritmo Academia. Segundo a especialista, o nutriente, presente em abundância nesses alimentos, é vital para uma boa circulação e crescimento celular.

Leite e iogurte (cálcio)
Segundo pesquisa do New England Journal of Medicine, quem ingere esse mineral com frequência nota suas unhas menos quebradiças e com menos saliências.

Feijão e soja (ferro)
Anemia por deficiência de ferro deixa as unhas fracas. Para combatê-la, coloque também oleaginosas e verduras em seu prato.

Grãos integrais e frutos do mar (zinco)
Quando elas estão quebradiças ou esbranquiçadas, é um alerta do organismo para carência de zinco. Esse mineral tem papel reconstrutor e protege as unhas. Recorra a ostras, arroz integral ou farelo de aveia para repor esse nutriente.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s