A ordem certa de aplicação dos produtos de beleza

Da limpeza à maquiagem, confira nosso passo a passo de cuidados com a pele para exibir um rosto sempre lindo e saudável

1. Gel/creme de limpeza

“Quando o rosto é corretamente higienizado, os ativos presentes nos cosméticos penetram melhor na pele, o que faz com que ajam com mais eficácia”, explica a dermatologista Érica Monteiro, de São Paulo. Opte por uma loção ou creme de limpeza, se tiver pele seca e sensível ou gel de limpeza ou sabonetes sebo- regulador, se for oleosa – nesse caso, também é indicado o uso de um adstringente para completar a limpeza.

2. Tonificante

A função do tônico é regular o pH da pele, que pode sofrer alterações por causa das agressões externas e até do sabonete. Alguns tipos ainda controlam a oleosidade e o brilho do rosto. “Além disso, o tônico ajuda a remover qualquer impureza que tenha resistido à higiene facial, realizando uma limpeza ainda mais profunda”, explica a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo.

3. Hidratante

Com a pele limpa e fresca, parta para a aplicação do hidratante, de preferência já com ação anti-idade. Por conter textura fluida e alta concentração de ativos, o sérum costuma ser o mais indicado pelos dermatologistas.

4. Anti-idade

Se você for usar cremes ou séruns anti-idade, como antioxidantes ou clareadores, este é o momento: depois do hidratante. Cuidado, apenas, com ativos que não podem ser expostos à luz solar, como retinóides e ácido glicólico.

5. Protetor Solar

O protetor solar é o último na lista de produtos de cuidados com a pele.  O FPS mínimo recomendado, para o dia a dia, é 30. Use a versão mais apropriada para o seu tipo de pele – em gel ou sérum, se for oleosa e, se for seca e/ou sensível, em creme.

6. Primer + base + corretivo

Agora sim, com a pele limpa, tonificada, hidratada e protegida, já pode aplicar a maquiagem! Comece pelo primer ou blur, cuja função é preparar a pele e fechar os poros e, então, pode partir para a base. O corretivo, por sua vez, deve vir depois, como complemento da cobertura (para disfarçar aquilo que a base não deu conta por si só). Finalize o make (sombra, blush, iluminador) do jeito que preferir e garanta uma pele linda (e bem cuidada) até o fim do dia.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s