9 maneiras de usar açúcar nos cuidados de beleza

Aproveite a textura desse ingrediente para tratar áreas ressecadas e suavizar a pele

Mais do que um ingrediente da cozinha, o açúcar pode ser um aliado aos cuidados de beleza. Pela propriedade abrasiva e variedade no tamanho dos grãos, integra as mais variadas misturas para cuidar da pele.

Esfoliação facial

Para esfoliar a pele do rosto, o ideal é usar o açúcar mascavo.  As partículas dessa versão são mais finas e, por isso, não ameaçam a sensibilidade da face. Para a receita, use uma medida de açúcar para duas medidas de mel.

Esfoliação corporal

Já para o corpo, a mistura pode levar o seu hidratante preferido. Aplique em movimentos circulares e ascendentes para remover as células mortas e ativar a circulação. O resultado é uma pele lisinha e, a longo prazo, mais uniforme.

Pernas perfeitas

Se você é adepta das lâminas para a depilação, aposte na esfoliação de açúcar branco com azeite para exterminar os pelos encravados. Porém, pule um dia entre um procedimento e outro para evitar que a região fique sensível.  

Pés, calcanhares e cotovelos

Pés, calcanhares e cotovelos exigem atenção especial. Use o açúcar cristal com óleo de amêndoas para massagear a região. Depois, mantenha o produto em contato com a pele por alguns minutos – enquanto toma banho, por exemplo. Enxágue e aplique uma camada generosa de creme. 

Remoção de resíduos pesados

As atividades artesanais deixam as mãos cheias de resíduos. O açúcar funciona como abrasivo e remove todas essas partículas indesejadas. Para lavar, misture os grãos no seu sabonete líquido. Para a sujeira pesada, misture no azeite.

Mãos ásperas

Para suavizar as mãos ásperas, experimente uma máscara caseira de açúcar e abacate. Bata a fruta até adquirir a textura cremosa e, em seguida, acrescente o açúcar. Massageie e lave em seguida.

Cutículas ressecadas

O mesmo vale para as cutículas. Mas, se preferir, acrescente o óleo de semente de uva na fórmula.

Boca perfeita

Quem nunca quis usar um batom opaco, mas a cor ficou toda marcada pelas linhas e excesso de peles nos lábios? A solução é bem simples: massageie a região com açúcar mascavo na ponta dos dedos e retire em seguida.

Pele pronta

Antes de aplicar cremes, especialmente para celulite ou flacidez, aposte na esfoliação: ela deixa a pele apta a receber esses tratamentos. Use sabonete para deslizar.