7 maneiras de usar mel em sua rotina de beleza
Além de adoçar alimentos, o mel pode ajudar em seus cuidados diários. Veja sete usos para o produto na pele e nos cabelos
1. Esfoliar
Considerado um dos nutrientes mais ricos da natureza, o mel é formado por ácido glucônico, que ajuda a remover as células mortas e diminuir os poros, e por aminoácidos, que contêm propriedades suavizantes.
2. Hidratar os lábios
Passar mel nos lábios antes de dormir garante uma boca hidratada e lisinha ao acordar. Ele é rico em açúcar, que capta as moléculas de água da região e favorece a hidratação intensa.
3. Tratar regiões ásperas
Calcanhares, joelhos e cotovelos costumam ser mais ressecados do que o resto do corpo. Hidratar essas áreas com um pouco de mel ajuda a evitar rachaduras. Aplique-o em movimentos circulares e deixe agir por 10 minutos.
4. Cuidar dos cabelos
Ele age nos fios como um hidratante natural. Aplique duas colheres de sopa antes do shampoo durante o banho e enxágue após cinco minutos. As madeixas ficarão sedosas e com mais brilho.
5. Ameniza espinhas e cravos
O mel é capaz de matar as bactérias que causam essas erupções e de acelerar a renovação celular do rosto, graças ao mix de vitaminas C, E e do complexo B em sua composição, além de sais minerais, especialmente cálcio e magnésio.
6. Clarear marcas de acne
Além de matar as bactérias e restaurar a pele danificada, o mel tem propriedades oxidantes e clareadoras.
7. Aliviar queimaduras de sol
Exagerou no bronzeado e ficou vermelha? Aplique um pouco de mel na pele para acelerar a recuperação do tecido – a sensação de incômodo vai embora na hora!