5 hábitos que causam rugas

Você sabia que alguns hábitos do nosso cotidiano podem acelerar o envelhecimento natural da pele e provocam rugas? Veja como reverter esse quadro.

1. Não usar protetor solar todos os dias

Usar hidratante filtro solar diariamente (mesmo no inverno, viu?!) é essencial. Uma pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, analisou dois grupos: um que foi instruído a passa o produto todo dia, com sol ou chuva, e o outro apenas de vez em quando. O resultado mostrou que o grupo que usou o produto religiosamente teve 24% menos sinais de envelhecimento.

2. Não limpar a pele antes de dormir

Limpar, tonificar e hidratar a pele deve fazer parte da rotina. Lembre-se: dormir de maquiagem aumenta a sensibilidade da pele, o risco de desenvolver alergias e obstrui os poros. Sem poder respirar, a pele fica mais oleosa e sem vida.

3. Não usar óculos

Forçar os olhos para enxergar melhor ou até contrair a testa para se proteger a claridade pode criar marquinhas indesejadas no rosto. Por isso, não deixe de usar óculos de sol. Eles filtram a luminosidade excessiva e evitam a contração da musculatura da região dos olhos.

4. Abusar do álcool e cigarro

Sem dúvida, o cigarro é o maior ladrão da juventude da pele. Ela se torna pálida e acinzentada e, ainda, fica flácida, pois vai perdendo colágeno. Já o excesso de álcool provoca o aumento dos radicais livres e barra a absorção de vários nutrientes que ajudam a revitalizar a pele.

5. Não dormir bem

Não dormir bem também acelera o envelhecimento natural da pele, já que o sono estimula a produção do GH, hormônio que ajuda a renovar o colágeno.