5 cuidados de cabelo para seguir sempre (e garantir fios lindos e saudáveis!)

Para manter os fios lindos e saudáveis, basta adotar medidas simples - e escolher os produtos certos, é claro!

1. Proteja os fios na lavagem

Use, antes do xampu de sua preferência, um pré-xampu: ele funciona como um selador de cutículas, formando uma espécie de capinha protetora no fio que protege o cabelo das agressões causadas pelos agentes detergentes do xampu. Os maiores danos acontecem justamente quando a cutícula do fio está aberta (o que acontece quando aplicamos xampu).

2. Abandone a toalha!

Apesar de quase todas as mulheres tirarem a umidade dos fios com uma toalha a melhor opção é um tecido mais suave, como de uma camiseta de algodão (dê uma nova utilizada para aquela sua camiseta velha!). Se preferir continuar com a toalha, evite, apenas esfregar os fios com força. O melhor é envolve-los na camiseta e apertar suavemente, para evitar que o movimento de fricção deixe os fios mais rebeldes.

3. Modele naturalmente

Se você gosta dos fios ondulados ou com textura e, para isso, vive usando babyliss ou outras ferramentas térmicas, experimente formas menos agressivas de conseguir ondas naturais. Um jeito fácil e rápido é aplicar o famoso spray de água do mar (passe nos fios úmidos ou secos e amasse as pontas com as mãos). Outra opção bem prática é dormir com duas tranças (uma de cada lado) não tão apertadas e soltar quando acordar – se quiser dar um efeito de fios mais certinhos, finalize com óleo capilar em spray ou condicionador a seco.

4. Faça uma limpeza profunda

Sessões quinzenais ou mensais são suficientes para retirar o excesso de resíduos e de gordura que podem entupir os folículos capilares. Quando isso acontece, a oxigenação do couro cabeludo fica debilitada, impedindo a boa distribuição de nutrientes por todo o cabelo (que faz com que ele fique com aparência saudável e cresça forte e com brilho).

5. Faça a escolha certa

Usar os produtos ideais para o seu tipo de fio é a dica numero um de qualquer especialista. Independente da marca, qualidade ou preço do produto, ele não irá funcionar bem (ou pode até causar efeito rebote) se não for específico para o seu cabelo. Como existem muitas opções no mercado, a melhor saída é consultar o seu cabeleireiro. Fique atenta a todos os detalhes: tipo de fio, se tem coloração ou não, se foi quimicamente tratado, se precisa de uma reconstrução ou apenas de hidratação. Ao contrário do que muita gente pensa, hidratar demais pode acabar sendo ruim.