Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

10 mitos e verdades sobre a remoção de tatuagem

Dói muito? Vai sair completamente? Dá para cobrir?

Por Gabriela Kimura
Atualizado em 12 dez 2023, 22h10 - Publicado em 11 set 2015, 12h45

Hoje em dia, parece que todo mundo tem uma tatuagem, por menor que ela seja. Uma marquinha com a irmã/irmão, uma lembrança de avós ou um desenho incrível que sempre quis tatuar… Às vezes as escolhas não são as melhores: podem ter ficado tortas, terem sido escritas erradas, desbotado ou até mesmo serem nomes de ex – pra quê deixar ali? A tecnologia de remoção de tatuagens feita à laser evoluiu muito nos últimos anos, dando a possibilidade de renovar a pele!

Listamos 10 afirmações comuns quando o assunto é remoção de tatuagens, e fomos investigar o que é mito, e o que é verdade. Tire suas dúvidas:

1. A tatuagem não sai por inteiro.

View this post on Instagram

A post shared by Magic Laser Austin (@magiclaseraustin)

MITO. Tudo depende, claro, do tamanho e das cores utilizadas no desenho, mas é possível removê-la por completo sim. A Dra. Célia Kalil, assessora do Departamento de Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que é possível combinar tipos diferentes de laser para obter um melhor resultado. “A tatuagem às vezes deixa alguma lembrança, mas também pode-se utilizar outros lasers para melhorar a aparência”.

2. O processo é muito dolorido.

View this post on Instagram

A post shared by 𝙽𝚘𝚟𝚎𝚕𝚕𝚊 𝙱𝚎𝚊𝚞𝚝𝚢 𝙲𝚕𝚒𝚗𝚒𝚌 (@novellabeautyclinic)

Continua após a publicidade

Em parte, verdade. “Os tipos de laser mais utilizados hoje em dia são o Nd-YAG Q-Schwitched e também o Pulse Dye Laser (PDL), pois ambos têm uma técnica de nanosegundos. Isso provoca uma absorção do pigmento por parte do organismo e ao mesmo tempo uma mini explosão quando o encontra, ocorrendo simultaneamente a fagocitação da célula e a cicatrização”, ensina a Dra. Célia. “Caso seja necessário, a sessão pode ser realizada com pomada anestésica e anestesia local, se o paciente estiver sentindo muito calor. Isso é porque é um processo rápido e repetitivo, que pode incomodar”.

3. É mais fácil tirar uma tatuagem nova do que uma antiga.

https://instagram.com/p/4ZhedZGoZI/

MITO. Tanto a tatuagem nova quanto a velha dependem de outros fatores além do próprio tempo, como cores utilizadas, se foi feito de maneira profissional e tamanho, por exemplo. Normalmente, as mais antigas são consideradas mais “fáceis” por já terem perdido parte da concentração dos pigmentos.

4. Existem algumas cores mais difíceis de saírem.

View this post on Instagram

A post shared by Felicitá Estética e Saúde (@felicitasjc)

Continua após a publicidade

VERDADE. As cores mais claras são mais resistentes, pois o laser é guiado por pigmento. Em ordem decrescente das cores mais resistentes para as menos: branca > amarela > verde > azul > vermelho > preto. Isso, claro, se nenhuma mistura na hora de fazer a tatuagem foi usada.

5. Não dá para fazer uma tatuagem nova em cima da remoção.

View this post on Instagram

A post shared by Megan Massacre (@megan_massacre)

MITO. Aliás, é muito comum encontrar gente que quer clarear uma tattoo ou apagar alguma parte que ficou errada para cobrir com outra. “Cerca de 95% dos clientes fazem clareamento para cobrir com uma nova depois, principalmente por estarem em um estúdio de tatuagem”, afirma o técnico em laser do Led’s Tattoo (SP), Ricardo Alonso.

6. Tatuagens menores só precisam de uma sessão para sair.

https://instagram.com/p/7cBrutLC_S/

Continua após a publicidade

MITO. Não é só o tamanho da tatuagem que interfere no tempo que o tratamento leva – cores, tipo e cicatrização são importantes também.

7. Um trabalho profissional é mais fácil de remover.

View this post on Instagram

A post shared by invizibleskin-tattoo removal (@invizibleskintattooremoval)

VERDADE. De acordo com a Dra. Célia, quando o tatuador é profissional, ele sabe exatamente como fazer a tatuagem para que ela fique na camada certa da pele, a epiderme. Nem tão superficial, nem muito adentro da derme, o que dificultaria muito na remoção, pois seria necessário penetrar mais profundamente (e isso iria doer muito mais!).

8. Precisa ficar limpando com antissépticos após as sessões.

View this post on Instagram

A post shared by Real Skin Denmark – Din ekspert i tatoveringsfjernelse (@realskindenmark)

Continua após a publicidade

MITO. Antes da sessão, basta uma limpeza básica por parte do paciente e a assepsia na hora de aplicar o laser. Pós-sessão, indica-se o uso de pomada com antibiótico para prevenir infecções. “Dependendo da extensão da lesão, pode ser necessário tomar o remédio via oral. E também usar hidratante para não ressecar a pele e para tirar as casquinhas aos poucos. Se a casca cair antes do que deveria, ficará uma cicatriz”, aconselha a doutora.

9. Dá para cobrir com outra tattoo imediatamente após o término do tratamento.

View this post on Instagram

A post shared by Fireworks Tattoo (@fireworkstattoo)

MITO. Poder você pode fazer, mas a médica avisa que é melhor aguardar o processo todo de cicatrização para poder ver claramente os resultados antes de sair fazendo uma nova tatuagem. “O ideal é esperar aproximadamente quatro meses para começar a trabalhar novamente na pele”.

10. Só faz remoção quem se arrepende de ter feito uma tatuagem.

https://instagram.com/p/7e29m5Pl5y/

Continua após a publicidade

MITO. Claro que é completamente plausível você se arrepender de algo que fez aos 18 anos e na época era moda (borboletas, fadas, estrelas, andorinhas, infinito…), mas nem sempre esse é o principal motivo. De acordo com Ricardo, tatuagens muito antigas que perderam o “brilho”, as recentes muito mal executadas e nomes de ex-companheir@s também estão entre as mais frequentes na hora de remover. Todo mundo pode mudar de ideia, apenas pense bem e escolha um lugar confiável para marcar sua pele wink

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.