Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

5 melhores posições sexuais para gastar muitas calorias no sexo

Pode parecer que não, mas posições clássicas como de conchinha e missionário podem gastar bastante calorias

Por Kalel Adolfo
23 jun 2024, 08h30

O sexo por si só já funciona como um ótimo exercício físico. Contudo, existem algumas posições sexuais que, se feitas da maneira correta, podem auxiliar num enorme gasto calórico durante a transa. A melhor parte? Aqui, não estamos falando sobre posições mirabolantes, que exijam grandes complexidades. Na verdade, posições clássicas como a famosa “conchinha” podem ser bastante eficientes quando o assunto é queima de calorias.

Quantas calorias perde no sexo?

O gasto calórico durante o sexo pode ser mais eficiente do que fazer uma caminhada, indica uma pesquisa publicada na revista PLoS One, que teve como objetivo comparar as duas atividades.

Uma caminhada leve, para efeito de comparação, pode queimar de 3 a 4 calorias por minuto. Já o sexo queima, em homens jovens, cerca de 4,2 calorias por minuto. Em mulheres, o número é de 3,1 calorias por minuto.

O mesmo estudo descobriu que, em média, uma transa tende a durar 24,7 minutos. Sendo assim, o sexo masculino pode perder até 104 calorias durante a relação sexual. Para o público feminino, o número pode chegar a 69 calorias.

Continua após a publicidade

Melhores posições sexuais para gastar calorias

Agora, se em uma transa habitual o gasto calórico já é expressivo, imagine se inserirmos posições sexuais intensas, que demandem um grande esforço físico? “Embora não haja uma lista definitiva das posições que gastam mais energia, pois isso ainda não foi avaliado e documentado, há sim posições que ajudam a aumentar o gasto calórico”, afirma Claudia Petry, pedagoga com especialização em Sexualidade Feminina pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Você confere elas a seguir:

1. Posição do missionário

Posições sexuais que mais gastam calorias
A posição do missionário demanda um grande gasto calórico. (Jessica Hradec/CLAUDIA)

Essa é uma posição clássica em que a mulher deita-se de costas e o homem se posiciona por cima, penetrando-a. “Ambos podem ajustar a posição das pernas e a inclinação dos corpos para maior conforto e prazer”, explica.

2. Posição de conchinha

Posições sexuais que mais gastam calorias
Posição de conchinha possibilita uma estimulação mais intimista. (Jessica Hradec/CLAUDIA)

Nessa posição, a sexóloga indica que ambos os parceiros se deitem de lado, com o homem atrás da mulher. “Ele a penetra por trás, enquanto ambos se abraçam. Essa posição permite uma estimulação mais íntima e aconchegante”, diz.

Continua após a publicidade

3. Conchinha anal

Melhores posições sexuais para gastar calorias no sexo
Variação da tradicional conchinha, porém, com sexo anal envolvido. (Jessica Hradec/CLAUDIA)

Aqui, vale a explicação anterior: ambos os parceiros deitam-se de lado, um por trás do outro. O diferencial é a penetração anal, que, de acordo com Claudia, pode ser expandida utilizando-se de brinquedos sexuais ou outras formas de estimulação.

4. Posição de pé

Melhores posições sexuais para gastar calorias no sexo
Transar de pé garante maior controle e intensidade. (Jessica Hradec/CLAUDIA)

Essa posição pode ser realizada em pé, com a mulher apoiada em uma superfície, como uma parede. “O homem a penetra enquanto ambos se mantêm em pé, permitindo uma maior sensação de controle e intensidade.” Inclusive, essa é uma das posições mais indicadas para quem adora transar no banho.

5. Posição do tesoura

Melhores posições sexuais para gastar calorias
Posição da tesoura permite masturbação e beijos durante o sexo. (Jessica Hradec/CLAUDIA)

Nessa posição, as parceiras deitam-se de lado, com as pernas entrelaçadas. “Elas podem estimular-se mutuamente, esfregando os genitais uma na outra, enquanto se beijam e se acariciam.”

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.