Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

5 fatos curiosos sobre fantasias sexuais (explicados pela ciência)

Sabe aquele sonho de uma noite de verão? Ele diz muita coisa sobre a natureza humana.

Por Júlia Warken
Atualizado em 21 jan 2020, 15h17 - Publicado em 25 jan 2016, 09h27
Reprodução (/)
Continua após publicidade

Quem nunca se pegou imaginando situações picantes no meio do trabalho, ou no supermercado, ou na academia? Ou então durante aquela cena da novela em que o Cauã Reymond aparece sem camisa? Tamo junto, colega, pois fantasias sexuais fazem parte da natureza humana e povoam a mente de todo mundo! Elas se manifestam de diversas formas e estão ligadas a fatos científicos que dizem muito a respeito dos nossos desejos e emoções.

Para além da anatomia e da troca de fluídos, a imaginação é parte importante da nossa sexualidade e as fantasias vem sendo estudadas pela ciência há décadas. Desde os anos 80, por exemplo, sabe-se que fantasias sexuais envolvendo pessoas do mesmo sexo não tornam alguém necessariamente homossexual. Já uma pesquisa de 2014, realizada no Canadá com 1,5 mil pessoas, revelou que 52% das mulheres e 46% dos homens entrevistados fantasiam sobre serem amarrados durante o sexo. Quem nunca?

Bom, seja lá quais forem as suas fantasias, aí vão cinco fatos científicos que mostram como elas funcionam, como se reproduzem e de que se alimentam (rs):

Reprodução / A Regra do Jogo
Reprodução / A Regra do Jogo ()

1.Uma parte específica do cérebro produz as fantasias.

Ela chama-se córtex orbitofrontal medial e também é responsável pela sensação de prazer quando a gente ouve uma música boa, por exemplo. Esse pedaço do cérebro está relacionado a fantasias em geral e também às nossas emoções, por isso é comum sentir o desejo sexual somado a sentimentos românticos.

Continua após a publicidade

Reprodução
Reprodução ()

2.Mulheres e homens são semelhantes em relação às fantasias.

Essa descoberta foi apontada por aquela pesquisa canadense de 2014, que entrevistou 1,5 mil pessoas de ambos os gêneros e de diferentes orientações sexuais. Em diversos aspectos (como no caso de fantasiar sobre ser amarrado durante o sexo) homens e mulheres possuem sentimentos parecidos em se tratando de suas fantasias. Por exemplo: 92% das mulheres e 88.3% dos homens revelaram que suas fantasias estão relacionadas a sentimentos românticos.

Reprodução
Reprodução ()

3.Elas podem estar relacionadas à sua infância.

Mais precisamente ao grau de afeto que você recebeu dos seus pais quando era criança. Soa como o bom e velho papo freudiano, mas é isso que aponta um estudo realizado em 2012, em Israel. Segundo a pesquisa, pessoas que tiveram a infância marcada por laços familiares tumultuados podem ter isso refletido numa maior ansiedade em relação às fantasias sexuais.           

Continua após a publicidade

4.Mulheres fantasiam mais quando estão ovulando.

Mais um indicativo de que as fantasias estão relacionadas aos nossos instintos mais básicos. Durante os dias de fertilidade, a tendência é que as nossas fantasias se tornem mais frequentes e também mais românticas.

Reprodução
Reprodução ()

5.Elas influenciam no funcionamento do cérebro.

Em 2009, cientistas americanos realizaram o seguinte estudo: antes da aplicação de um teste, metade dos voluntários teve que imaginar-se em uma situação romântica água-com-açúcar e a outra metade numa situação de sexo hardcore. Ao final do teste, as pessoas do primeiro grupo tiveram melhores resultados nas questões criativas, enquanto o resto do grupo saiu-se melhor nas questões analíticas. Segundo os pesquisadores, é possível dizer que as fantasias sexuais ativam a parte do cérebro direcionada à resolução de problemas e à atenção em detalhes específicos. Essa seria a explicação para o fato de que é comum a gente se esquecer do ~mundo lá fora~ quando está transando. 

 

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.