Piso de madeira na cozinha
Qual é o piso mais indicado para revestir cozinha e sala integradas?
“Sala e cozinha não terão divisórias em meu apartamento. Gostaria de colocar um piso único de madeira. Qual é o mais indicado?” Camila Fernandes, por e-mail.
Você está certa em instalar o mesmo piso na sala e na cozinha para garantir uma boa integração entre os espaços. Cerâmicas, porcelanatos, cimentícios e resinas estão entre as opções mais apropriadas para áreas sujeitas a umidade, caso da cozinha, mas não há problema em adotar a madeira desde que alguns cuidados sejam tomados. Primeiro, prefira as espécies de tonalidade entre média e escura, pois as mais claras tendem a manchar. Se a cozinha tiver um uso muito intenso, uma boa dica é fazer o acabamento do material com uma resina resistente, adequada a tratar pisos de áreas de alto tráfego. Outra ideia que funciona bem é entrar com a madeira na cozinha e criar um tapete de cerâmica apenas na área em frente à bancada da pia, na qual os respingos são mais frequentes. Um substituto possível para a cerâmica, nesse caso, é o ladrilho hidráulico impermeabilizado, que rende uma bela parceria com a madeira. Se você quiser se garantir contra a umidade, existe ainda a saída de revestir sala e cozinha de um piso frio que imite madeira. Há, por exemplo, no mercado, placas cimentícias que remetem ao material naturalcom um resultado bastante fiel.
Consultores: arquiteta Juliana Fiorini, da Verso Arquitetura, tel. (11) 2155-1046, São Paulo, e Mariana Favaron, gerente do fabricante de pisos cimentícios Castelatto, tel. (11) 4416-6900, Atibaia, SP.
Dúvidas sobre decoração? Mande sua pergunta para casaclaudia.abril@atleitor.com.br