Casa Clã: Nath Finanças defende organização realista e autonomia no dia a dia
Educadora financeira fala sobre planejamento sem rigidez, enfrentamento de dívidas e independência feminina em conversa mediada por Paola Carvalho
“A consistência não é fazer tudo perfeito, é fazer o possível com o que você tem hoje.” Foi com essa síntese direta que Nath Finanças conduziu sua fala na Casa Clã Finanças, evento promovido pela revista CLAUDIA, realizado na última sexta-feira (22), na Casa Bontempo, em São Paulo.
Convidada para a mesa “Organização e gestão: como construir consistência financeira na vida real”, a educadora participou de um bate-papo mediado pela jornalista Paola Carvalho, colunista de CLAUDIA.
“A gente não pode falar de dinheiro sem falar de emoção, porque o dinheiro está o tempo todo atravessando nossas escolhas.”
Ao tratar de organização financeira, Nath partiu da experiência de quem começa já endividado. Disse que, antes de investir, é preciso entender para onde o dinheiro vai, quais gastos se repetem e o que pode ser renegociado. Também destacou que culpa e vergonha costumam atrasar esse processo.
“Planejamento não é uma coisa engessada. Ele precisa acompanhar a sua vida, inclusive quando ela muda.”
A orientação, segundo ela, é ajustar o planejamento conforme a renda e os imprevistos. Em casos de ganhos variáveis, recomendou priorizar despesas fixas, mapear entradas e criar uma reserva possível, ainda que pequena.
Infidelidade financeira
O avanço das apostas online entrou na conversa como um ponto de atenção. Nath citou o impacto direto das bets no orçamento e a dificuldade de interromper o ciclo de perdas: “70% do meu público é feminino, e percebo que a dor das mulheres é que grande parte está passando por problemas familiares relacionados a homens apostando em bets, amigos, parentes, esposo… É um círculo vicioso que compromete o planejamento familiar”, relatou.
Em paralelo, falou sobre infidelidade financeira — quando gastos ou dívidas são escondidos do parceiro — e seus efeitos na relação.
“A traição não é só romântica, mas também financeira. A partir do momento que você esconde algo do seu parceiro, como apostar sem o outro saber, e compromete seu patrimônio, é um tipo de infidelidade financeira”, Nath Finanças
Nesses casos, defendeu transparência e acompanhamento dos gastos como medidas básicas para retomar o controle. Também chamou atenção para a falta de informação sobre risco e probabilidade nas plataformas de aposta.
“A gente precisa parar de romantizar uma organização que não cabe na nossa realidade.”
Ao falar sobre independência financeira, Nath associou o tema à possibilidade de decisão. Disse que ter controle sobre o próprio dinheiro muda relações pessoais e profissionais.
“Independência financeira é você poder decidir sobre a sua vida sem depender de ninguém.”
Sobre a Casa Clã Finanças
A proposta da Casa Clã Finanças segue sendo ampliar o debate para além dos investimentos. Temas como organização financeira, empreendedorismo, planejamento de vida e autonomia continuam no centro das conversas — sempre atravessados por questões sociais e de gênero.
O evento mantém o foco na troca de experiências entre mulheres e na ampliação do repertório financeiro — agora com novas vozes e abordagens.
A edição deste ano foi realizada no dia 22 de maio de 2026, sexta-feira, na Casa Bontempo, em São Paulo. Relembre aqui a programação completa.
Casa Clã Finanças é uma realização de CLAUDIA com patrocínio de BTG Pactual e parceria Casa Bontempo.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.







