Ano Novo Chinês: por que você não deve lavar o cabelo nesta terça (17)
Simbolizando força e liberdade, imagem do Cavalo é celebrada junto a inúmeras tradições que visam atrair prosperidade
Nesta terça-feira, 17 de fevereiro, tem início o Ano Novo Chinês de 2026. Também chamado de Festival da Primavera ou Ano Novo Lunar, o evento marca a virada do calendário tradicional lunissolar e simboliza, na cultura chinesa, o fim do inverno e o começo de um novo ciclo de renovação.
O início do Ano Novo Lunar também marca a rotação do zodíaco chinês, que segue um ciclo de 12 anos, representados por um animal a cada ano. Cada animal está associado a um dos cinco elementos – madeira, fogo, terra, metal ou água. O ano de 2026 é o ano do Cavalo de Fogo.
Simbolizando força, velocidade, coragem, lealdade, liberdade e talento, a imagem do Cavalo é celebrada junto a inúmeras tradições e rituais que visam atrair prosperidade, principalmente com a chegada do novo ano, no primeiro dia.
Com a expansão da cultura chinesa no ocidente, muitos destes ritos ficaram famosos nas redes sociais brasileiras entre celebridades e criadores de conteúdo, sendo o de não lavar o cabelo no primeiro dia do Ano Novo, a maior tendência.
Tão sabendo que amanhã (dia 17) não pode lavar o cabelo, né?
Amanhã é o primeiro dia do Ano Novo Lunar chinês e a tradição diz que não pode lavar o cabelo nesse dia, pra não remover a prosperidade.
Na dúvida, né amores, melhor não arriscar— Bic Müller (@bicmuller) February 16, 2026
Mas qual será o real motivo desta crença?
A tradição de não lavar o cabelo
Em Mandarim, a palavra Cabelo (头发 – tóu fà) é composto pelo ideograma fà 发, que possui o som muito parecido com o som do ideograma fā 发 da palavra Prosperidade (发财 – fā cái).
Desta forma, a crença é de que se você lavar seu cabelo no primeiro dia, você estaria, sem querer, sugerindo a mensagem de que você quer “lavar a prosperidade”, que acabou de chegar com o novo ano, embora.
A recomendação costuma se estender também a evitar lavar roupas ou jogar água fora nas primeiras horas do ano novo, já que a água é tradicionalmente associada à riqueza. A ideia central é preservar a energia de prosperidade que o novo ciclo traz.
Outras superstições do Ano Novo Chinês
Na mesma linha, a tradição diz para não utilizar a vassoura no primeiro dia, para não mandar a sorte que acabou de entrar diretamente para o lixo.
A limpeza pesada deve ser feita antes da virada para eliminar energias estagnadas do ano anterior. Essa ideia se intensifica com a chegada do Ano do Cavalo, que prevê colocar em movimento tudo aquilo que estava emperrado em 2025.
A cor da prosperidade
Enquanto no Brasil usamos branco para passar o Réveillon, na China, a cor da proteção, alegria e fortuna para passar o Ano Novo é o vermelho.
Isso vale tanto para a roupa quanto para a decoração, comida e presentes. O branco, neste caso, não é recomendado pois é culturalmente associado ao luto, funerais e à morte, na China.
A cor também está no ritual dos envelopes vermelhos – presentear amigos e familiares com envelopes vermelhos com uma quantia em dinheiro, representando o desejo de boa fortuna tanto para quem dá quanto para quem recebe.
O significado da Vênus em cada signo (e como impacta sua vida amorosa)
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.





