O legado de Valentino em 5 momentos inesquecíveis
De mulheres da realeza à atrizes do cinema, Valentino se despede com a mesma potência com que começou
O fundador da grife Valentino morreu nesta segunda-feira (19), aos 93 anos. A morte foi anunciada em um comunicado da Fundação Valentino Garavani e Giancarlo Giametti. À frente da maison, o ícone da alta costura também era conhecido como o “Último Imperador”, revelando a importância de seu legado para a moda — e para o luxo.
Em sua homenagem, confira 5 momentos inesquecíveis que marcaram a carreira de Valentino Garavani.
1. Estreia de sucesso
Nascido em Voghera, no norte da Itália, em 1932, Valentino já sabia que seria estilista desde os 10 anos de idade. Logo depois de assistir ao filme Ziegfeld Girl, que retrata as atrizes glamurosas da década de 1920, ele já tinha consciência: um dia, seria ele o responsável por desenhar vestidos para celebridades.
Valentino se formou na Escola de Belas Artes, em Paris, e foi aprendiz em estúdios de Balenciaga, Jean Désses e Guy Larroche. Em 1959, Garavani estava de volta à Itália, pronto para começar o seu próprio ateliê. Um ano depois, conhece Giancarlo Giammetti, que viraria seu parceiro de negócios e de vida.
Mas foi apenas em 1962 que estreiou oficialmente na moda. Na época, seu nome já era tão relevante que seu sobrenome podia ser dispensado. Em pouco tempo, o mundo todo conheceria sua história.
2. “Valentino Red”
O vermelho Valentino é a grande assinatura do estilista. Não se trata apenas de uma cor, mas de uma representação da mulher que é, ao mesmo tempo, glamurosa, poderosa, feminina e delicada.
Mais uma vez influenciado pelas artes, Garavani assistia a uma ópera quando se encantou por uma mulher usando um vestido de veludo. A cor? Um vermelho intenso, que logo se tornaria símbolo da sua marca.
Com o passar dos anos, a tonalidade foi adotada de forma recorrente — e marcante — em seus desfiles e nos looks de celebridades.
3. “I love beauty, it’s not my fault!”
Em comemoração ao aniversário de 90 anos de Valentino, a maison lançou um moletom de edição limitada com a frase célebre do estilista: “Eu amo a beleza, não é minha culpa!”. Todo o lucro líquido das vendas foi destinada à Fondazione Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti. Na época, a peça foi vendida exclusivamente no site da marca, por aproximadamente US$ 717.
4. Valentino vestiu princesas e celebridades
Renomadas mulheres da política, do cinema e da realeza escolheram looks Valentino para as mais diversas ocasiões — de red carpets à casamentos e enterros, como a esposa do Xá da Pérsia, a Rainha da Jordânia e a a Princesa Madeleine da Suécia.
Mas foi apenas quando Elizabeth Taylor usou um Valentino na estreia do filme “Spartacus” que outras atrizes do cinema passaram a encomendar peças da maison.
Linda Evangelista, Anne Hathaway, Jennifer Lopez, Sarah Jessica Parker, Julia Roberts, Cate Blanchett, Audrey Hepburn, Sophia Loren e Miley Cyrus são alguns dos nomes que marcaram a carreira de Garavani. Em 1964, Jacqueline Kennedy chegou a encomendar seis vestidos de alta costura da marca.
5. Valentino se aposenta em 2007
Em julho de 2007, depois de 45 anos à frente da maison, Valentino Garavani se afastou das responsabilidades ligadas à marca. Para se despedir com o mesmo glamour que começou, o estilista reuniu celebridades em três noites de festa de gala na Itália, sendo ovacionado de pé na apresentação de seu último desfile.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.







