De feirante a presidente de banco: conheça Tarciana Medeiros, vencedora do Prêmio CLAUDIA 2025
A paraibana Tarciana Medeiros construiu uma trajetória que redefine poder, liderança e representatividade no país
Ela é um exemplo de quem conseguiu superar estigmas e romper as probabilidades do destino traçado para pessoas com o seu perfil, alcançando um dos cargos mais altos do setor financeiro. Tarciana Medeiros, 47 anos — agora vencedora do Prêmio CLAUDIA 2025 na categoria Empreendedorismo — nasceu na Paraíba, é negra, foi feirante e professora antes de prestar concurso público para o Banco do Brasil.
No primeiro dia de trabalho, no ano 2000, já sabia onde queria chegar. Mirou no cargo de gerente, depois na diretoria e, em 2023, tornou-se a primeira mulher a assumir a presidência em 214 anos de existência da instituição.
A conquista lhe garantiu um lugar na lista das mulheres mais poderosas do mundo da Forbes, como única representante brasileira.
“Minha nomeação à presidência foi carregada de simbolismo. Uma mulher negra, paraibana e lésbica ser a primeira presidenta do Banco do Brasil. O simbólico importa. E importa demais. Fala de representatividades, inspira outras mulheres e mostra que nós podemos e queremos ocupar todos os topos, sejam eles quais forem”, declarou à época.
Como a trajetória de Tarciana Medeiros influencia seu trabalho
Para construir um caminho tão surpreendente, Tarciana mobilizou todas as habilidades adquiridas ao longo da vida. A prática de venda na feira, que exerceu dos 8 aos 15 anos, contribuiu para sua atuação no varejo bancário, e os postos que ocupou em diferentes cidades do Brasil ajudaram a ampliar sua leitura sobre a complexidade do país.
Ela também faz questão de reconhecer o papel da mãe e da tia, que sempre estimularam os estudos e o trabalho. Valores que passa para seus 3 filhos: Ruth, prima de quem cuida desde pequena, Yasmin, fruto do primeiro casamento, e Davi, filho de sua atual companheira, Dani.
Tarciana é responsável por legado para além dos indicadores financeiros
À frente da instituição, seu legado vai além dos indicadores financeiros. Tarciana assumiu com a convicção de que crescimento também passa por diversidade. Quando chegou à presidência, 22% dos cargos de gestão eram ocupados por mulheres e 24% por pessoas negras.
Em dois anos, criou um comitê de diversidade e conseguiu transformar esses percentuais que saltaram para 27,4% e 29,1% em dois anos, incluindo três mulheres na vice-presidência, algo inédito na história do banco.
O avanço lhe rendeu o reconhecimento da ONU como CEO de destaque nas iniciativas Elas Lideram e Raça é Prioridade, voltadas à promoção da paridade de gênero e raça na liderança até 2030. Ao construir sua trajetória, Tarciana chegou ao topo e também abriu caminho para que outros pudessem subir, rompendo preconceitos históricos. Sua presença no poder reposiciona quem pode ocupar esse espaço no Brasil.
O Prêmio CLAUDIA 2025
O Prêmio CLAUDIA chegou a sua 25ª edição, celebrando mulheres que transformam o Brasil em diferentes áreas. A edição 2025 foi realizada em 9 de dezembro, às 20h, no Roxy Dinner Show, Rio de Janeiro, e destacou finalistas que se tornaram referência em cultura, educação, negócios, direitos da mulher, saúde, inovação, sustentabilidade, trabalho social, influência digital e impacto do ano.
O júri desta edição reuniu nomes influentes e plurais, como Zezé Motta, Maria da Penha, Luiza Helena Trajano, Ana Fontes e a jornalista Aline Midlej, além das representantes da Editora Abril: Karin Hueck (editora-chefe de CLAUDIA), Helena Galante (diretora de núcleo da Abril) e Andrea Abelleira (VP de Publishing da Editora Abril).
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
Horóscopo de 29/01 a 04/01 pede responsabilidade nas promessas e decisões
Tarô de 29/12 a 04/01: semana promete conexões mais verdadeiras
Cores de cabelo que estarão em alta no verão 2026
Totalmente premiada: Fernanda Torres é Destaque do Ano no Prêmio CLAUDIA 2025!
Três Graças, 20/12: Lena leva Joélly ao médico e Lucélia fica fora do testamento







