5 cores de batom que rejuvenescem o sorriso e disfarçam linhas de expressão
Descubra como a cor e a textura do batom podem suavizar sinais de envelhecimento e valorizar a pele em qualquer idade
Um batom pode envelhecer a pele, ou causar o efeito oposto. Tons como bordô, vinho e até preto tendem a acentuar os sinais do tempo, enquanto opções mais naturais ajudam a criar uma imagem harmônica e até rejuvenescer a aparência.
Parte desse efeito não vem apenas da cor, mas também da textura do produto. “Batons muito cremosos podem migrar para as linhas finas, enquanto os de acabamento muito seco evidenciam a textura dos lábios e dão o aspecto de ressecado”, explica Allison Graeff, técnico de maquiagem da Catharine Hill Academy.
O segredo está em encontrar um equilíbrio. “Aposte em fórmulas confortáveis, hidratantes e com acabamento acetinado ou luminoso, que ajudam a suavizar a aparência das linhas e deixam os lábios com um aspecto mais uniforme e viçoso”, aconselha Mariane Santana, maquiadora e especialista em P&D da Fenzza.
E, para um efeito rejuvenescido, confira as cores que mais valorizam a pele:
1. Nude rosado
O nude rosado é um clássico para rejuvenescimento. Diferente dos tons beges apagados, ele devolve vitalidade aos lábios e suaviza as expressões.
É a escolha ideal para quem busca um visual leve, elegante e com aparência saudável. Funciona para todos os tons de pele, mas, em peles de fundo quente, uma tonalidade mais aberta valoriza ainda mais.
2. Pêssego
A mistura equilibrada entre o rosa e o laranja ilumina a pele, oferecendo aquele famoso efeito “saudável de dentro para fora”. Em peles maduras, esse tom suaviza linhas finas e realça o brilho natural dos lábios.
“Tons médios e de fundo quente realçam o viço natural e dão uma aparência mais fresca”, comenta Mariane.
3. Mauve
Esse rosa com fundo arroxeado é sofisticado, moderno e ainda rejuvenesce a pele madura. Ao equilibrar a profundidade, ele evita contrastes que podem endurecer a expressão. O subtom frio ainda neutraliza áreas amareladas.
Mas é preciso ter cuidado com o tom. “Os muito frios, acinzentados ou extremamente claros podem deixar a maquiagem mais opaca e ressaltar o cansaço”, explica a especialista.
4. Vermelho
O vermelho é atemporal, ótimo para todas as idades, mas o segredo para um efeito rejuvenescedor está na escolha do tom. Vermelhos abertos, como o tomate ou cereja, trazem energia, confiança e luminosidade ao rosto.
Quem tem pele fria, entretanto, deve evitar esses tons para não gerar um efeito contrário.
5. Marrom
O marrom aberto, com fundo quente, é um curinga elegante para quem prefere tons discretos. “Equilibra o contraste e valoriza o sorriso, sem apagar a expressão ou endurecer o visual”, diz Mariane.
Ele ainda aquece o semblante, destaca o contorno natural dos lábios e harmoniza com praticamente todos os tons de pele.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
Horóscopo de 02/11 a 08/11: semana pede coragem e intuição
3 estilos de sobrancelha que rejuvenescem o rosto e abrem o olhar instantaneamente
Papete feminina: 5 modelos estilosos que prometem bombar no verão 2026
Glow em alta: o segredo por trás da pele iluminada e hidratada
Cabelos Malucos 2025: os penteados mais criativos do ano







