Adega em casa: 5 projetos incríveis para se inspirar
Funcional, elegante e na medida certa: arquitetas explicam tudo o que você precisa saber para montar uma adega em casa
Para os amantes de uma taça de vinho ao final do dia, uma adega pode ser a solução para ter seus rótulos preferidos sempre ao seu dispor — e o melhor, sempre na temperatura ideal. Para quem tem pouco espaço, não precisa se preocupar! Com planejamento, é possível alcançar um projeto que se adapta a qualquer ambiente.
A seguir, as arquitetas Ana Toscano e Mariana Lebrão esclareceram tudo que você precisa saber antes de montar sua adega, além de uma curadoria de projetos para se inspirar. Confira:
Qual o melhor cômodo para montar uma adega?
Segundo Mariana, a sala de estar é melhor escolha para receber uma adega, tornando o vinho acessível em momentos de convivência e celebração. “Diferente da cozinha ou da área gourmet, esse cômodo oferece condições mais estáveis de temperatura e menor exposição à umidade e ao calor, o que favorece a conservação adequada”, explica.
Para quem quer colocar a adega como protagonista do projeto — e tem um espaço amplo para isso — Ana sugere a adega walk-in, em que as garrafas ganham um ambiente só para si, um espaço climatizado e exclusivo que permite entrar e escolher vinhos.
Existe um material ideal para a adega?
O material escolhido faz toda a diferença para para transmitir sofisticação e, ao mesmo tempo, proteger os rótulos. “A madeira nobre traz aconchego e elegância, enquanto a pedra natural — como mármore, granito ou quartzito — contribui para a estabilidade térmica do ambiente”, afirma a arquiteta Mariana.
Comprar uma adega pronta ou fazer planejada?
Depende! Para quem procura uma solução prática e de fácil instalação, comprar uma adega pronta pode ser uma boa ideia. “Para um resultado mais personalizado, exclusivo e sofisticado, projetar uma adega embutida na marcenaria permite uma maior adequação referente às medidas do ambiente e ao acabamento do projeto”, explica Ana.
Inspire-se: 5 adegas de tirar o fôlego!
1. Móvel multifuncional
Neste projeto, a arquiteta Ana Toscano projetou um único móvel que funciona como adega e aparador, atendendo tanto à mesa quanto ao apoio de objetos de decoração.
2. Marcenaria planejada para receber a adega
Para posicionar a adega de forma elegante na sala de estar, o arquiteto Kobbi Cimerman apostou em uma grande caixa em marcenaria com ripas de cumaru. Ao lado, um armário piso teto fica à disposição para o armazenamento de taças e louças.
3. Áreas sociais integradas
Neste projeto, a adega é posicionada em um ambiente integrado que abrange a sala de estar, jantar e TV.
4. Bar completo
A marcenaria feita sob medida é destaque deste apartamento, combinada com a madeira carvalho que está presente na cozinha, no nicho do bar e na cristaleira. Voltado para a mesa de jantar, o bar ganha armários para guardar louças, cervejeira e adega climatizadas.
5. Adega escondida
Neste projeto do escritório Degradê Arquitetura, a adega foi posicionada escondida dentro de um armário ripado. Uma prateleira colmeia complementa o espaço para o armazenamento ainda mais de vinhos.
6 destinos perto de São Paulo para conhecer sem carro
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
Horóscopo da semana (12 a 18/1): algo escondido vem à tona
Cores do verão 2026: 10 looks com tons que vão bombar na estação
Vai cortar o cabelo? Esses 4 estilos dominam o verão 2026
Óculos de sol que são tendência para 2026: 12 modelos para apostar já
A carta que Isabel Veloso escreveu ao filho antes de partir







