7 doramas fora do clichê romântico para maratonar
Suspense, relações familiares, gastronomia e até dilemas médicos: conheça algumas ótimas séries coreanas que vão muito além da temática amorosa

Quando se pensa em dramas da Coreia do Sul, automaticamente alguns clichês vêm à cabeça: romance inocente (que só pega na mão), homem perfeito, mocinha íntegra e acasos absurdos que levam a uma linda e idealizada história de amor.
Dramas como Pousando no Amor, Rainha das Lágrimas, Sorriso Real, e até mesmo o sucesso deste ano Se A Vida Te Der Tangerinas possuem o amor romântico e suas consequências como cerne da história.
Mas, se engana quem acha que todo k-drama leva essa mesma fórmula. A produção audiovisual da Coreia é enorme e super vasta, envolvendo basicamente todos os gêneros possíveis.
Confira abaixo 7 séries recentes de estilos bem diferentes para você que quer ver variar dos romances. Todos os dramas da lista estão disponíveis na Netflix.
1.VINCENZO (2021)

Na história, Vincenzo Cassano (Song Joong-ki) é um coreano que foi adotado por mafiosos italianos na infância, e, ao crescer, se torna advogado e conselheiro da máfia. Depois de desentendimentos com sua chefia, ele retorna à Coreia e embarca numa vingança contra inimigos que o fizeram sofrer no passado, usando seus métodos nada ortodoxos.
No meio do caminho, ele conta com a ajuda da advogada Hong Cha-young (Jeon Yeo-bin), que, aos poucos, ajuda a reumanizar um ser humano criado para ser frio e calculista. Engraçado e leve, ele toca em temas profundos de uma maneira natural e super envolvente! Outro ponto chave do drama é o vilão principal, que surge numa virada chocante!
Arrisco dizer que é impossível não gostar de Vincenzo.
2. NAVILLERA (2021)

Shim Deok-chul (Park In-hwan) é um típico homem honesto: abdicou de desejos pessoais por sempre priorizar sua família, trabalhando a vida inteira como carteiro para dar um futuro digno aos filhos. Mas, aos 70 anos, após ver um amigo querido falecer sem realizar seu maior sonho, ele começa a repensar suas vida e suas escolhas, e decide aproveitar os anos que lhe restam para realizar um sonho de infância: aprender a dançar balé.
Nesse contexto, ele conhece Lee Chae-rok (Song Kang), um jovem de 23 anos que tenta vencer barreiras de dinheiro e oportunidades para também realizar seu sonho: virar um bailarino profissional. A vida dos dois acaba se cruzando e um muda o outro para melhor. É uma história linda e muito tocante sobre um amor fraterno que ressignifica ambições e caminhos.
Sou suspeita para falar pois esse é meu k-drama favorito da vida! Acredito que todo mundo deve ver, sentir e se emocionar com essa grande obra!
3. HERÓIS DE PLANTÃO (2025)

Heróis de Plantão narra os desafios de médicos na emergência de um sucateado hospital universitário. Mas, tudo muda quando um experiente cirurgião de guerra, Baek Kang-hyuk (Ju Ji-hoon), chega para liderar a área.
Com sua experiência e brilhantismo, ele tenta transformar o lugar num centro de referência em traumatologia, porém enfrenta problemas infelizmente comuns em qualquer lugar do mundo: falta de dinheiro, pouco interesse em investimentos reais e, muitas vezes, interesses financeiros acima da vida dos pacientes. O protagonista, no entanto, faz de tudo para mudar essa situação.
A série é mega viciante: Kang-hyuk é praticamente um Ethan Hunt da medicina, com direito a pulo de helicóptero e tudo, carregando a trama nas costas. O jovem médico Yang Jae Won (Choo Young Woo), a enfermeira Cheon Jang-mi (Ha Young) e o residente em anestesia Park Gyeong Won (Jeong Jae Kwang) completam a super equipe da emergência. Todos os personagens são interessantes e acrescentam nos casos enquanto assistimos seus próprios desenvolvimentos.
Com apenas 8 episódios, dá para ver tudo num domingão! É ótima!
4. EXTRACURRICULAR (2020)

Na introdução do primeiro episódio, sentado no vagão do metrô indo para casa, o garoto pensa: “Sonhos são caros. São mais caros ainda para alguém sem pais. Você nunca os poderá comprar, não importa o quanto tente. Meu sonho é me formar. Fazer faculdade, trabalhar. Ter filhos, educá-los. Viver uma vida normal e morrer de forma normal. O dinheiro que preciso para isso, são 90 milhões de wons. Esse é o preço do meu sonho.”
Extracurricular expõe tabus como prostituicão, assédio, machismo, abandono e desigualdade social. Jisoo é uma espécie de “Walter White teen coreano” (não tem dinheiro e faz coisas fora da lei por um “propósito maior”), e o drama acaba sendo um retrato cruel de adolescentes sob pressão que utilizam métodos ilícitos para lidar com os problemas que enfrentam.
Não é algo leve e feliz pra ver sorrindo, mas se você quer mergulhar em algo mais reflexivo e mega profundo, esse k-drama é pra você.
5. A CAMINHO DO CÉU (2021)

Na verdade, a empresa deles faz muito mais que uma limpeza: eles respeitam as jornadas e tentam interpretar o que cada objeto significou durante a vida das pessoas que faleceram, decifrando quem elas foram. Assim, conseguem separar o que pode ir pro lixo do que deve ser guardado e preservado com carinho por entes queridos que ficaram.
O drama mistura emoção com investigação, já que eles agem praticamente como detetives tentando entender o desejo final dos que se foram. É impossível não se comover com casos como o de um jovem que foi vítima de acidente de trabalho, uma mulher vítima de feminicídio, um médico gay que não tinha aprovação da família ou um casal de idosos que decide partir juntos.
Em paralelo, tudo muda quando o pai de Geu-ru morre subitamente, e ele precisa lidar com essa perda dolorosa e com a chegada de um tio que aparentemente não respeita sua condição nem compartilha dos mesmos valores. Vale muito a pena assistir!
6. D.P. DOG DAYS (2021; 2023)

Esse é um tema super delicado por lá. Para quem não sabe, 99% dos homens coreanos são obrigados a passar 1 ano e meio da sua juventude servindo ao exército da península ainda hoje em guerra declarada com seus irmãos do Norte. E isso é literalmente obrigação para todos, desde um cantor famoso membro do BTS até um cara comum.
D.P. Dog Days conta a história de Joon-ho (Jung Hae), um soldado introvertido que fica encarregado de caçar desertores, ou seja, jovens que fugiram do exército.
Junto a seu malandro veterano Heo Yol (Koo Gyo Hwan), eles precisam procurar e levar os garotos de volta pro quartel. Mas, claro, não é tão simples assim: os dois se deparam com a injustiça e a corrupção que existe no meio dos militares, além de encararem a complexidade das razões que levaram os jovens a desertar.
Seja porque não aguentava o bullying ou porque sonhava em seguir a vida como drag queen, o espectador, assim como os protagonistas, acaba mergulhado em meio a diversas histórias de meninos que queriam fazer tudo, menos empunhar armas.
A série é espetacular e possui duas temporadas. É meu segundo k-drama favorito da lista!
7. BON APPÉTIT, VOSSA MAJESTADE (2025)

O drama foca na chef de cozinha do século XXI Yeon Ji Yeong (Im Yoon-ah), que, sem querer, acaba sendo teletransportada de volta no tempo à Coreia Imperial.
Ela impressiona o rei tirano Yi-heon (Lee Chae-min), um gourmet de paladar afiado, com suas habilidades culinárias, reproduzindo séculos antes pratos que ainda nem foram inventados, como carne temperada com glutamato monossódico ou macarons coloridos! A série acerta ao criar imagens visuais quando o rei experimenta e adora uma comida, transpondo alegria, excitação e diversos sentimentos para as telas.
Claro, o drama carrega uma pitada de romance entre os protagonistas, que têm uma química gigante, mas o foco é mais no humor e no preparo dos quitutes, o que eu particularmente achei bem diferente e positivo!
Conselho: não assista com fome! Você, com certeza, vai ficar com água na boca!
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.