6 técnicas infalíveis para se depilar em casa com sucesso!
Biomédica revela técnicas para se depilar sozinha com segurança e obter resultados de salão

A depilação em casa pode ser uma estratégia para economia de dinheiro e tempo, além de ser um opção intimista e privativa, principalmente para as pessoas mais tímidas.
E quem nunca sofreu com um pelinho encravado ou com foliculite? Principalmente quando realizada sozinha, a depilação pode causar inflamações e incômodos sem alguns cuidados essenciais.
Para te ajudar a realizar a retirada dos pelinhos sem desconfortos posteriores, conversamos com a biomédica Vitória Coló, que nos ajudou a separar 6 técnicas infalíveis para a auto depilação perfeita em casa!
Qual a depilação ideal para você?

- Lâmina: A lâmina pode ser uma alternativa rápida, fácil e indolor, mas em poucos dias os pelinhos voltam a aparecer. Além disso, ocasionalmente a lâmina pode irritar a pele e causar pequenos cortes acidentais. Vitória atenta para o uso de um material sempre novo.
- Creme depilatório: O creme também é indolor e, ao contrário de outros métodos, tem uma reação química que dissolve o pelo na superfície da pele. É fácil de fazer e uma boa opção para ser feito em casa. O resultado também é temporário, mas os pelos podem demorar mais a aparecer do que com a lâmina.
- Cera: O método mais utilizado é a cera, que pode ser feita fria ou quente. Com resultados mais duradouros, pode ser a opção ideal para pelos mais espessos e resistentes, mas é um método um pouco mais doloroso. No uso da cera quente, é preciso ter cuidado para não esquentar demais e se queimar com o produto.
Técnicas para a auto depilação perfeita (em qualquer método)
1. Higienização da pele
Antes de realizar a depilação, é essencial lavar a pele com sabonete neutro e secá-la completamente. O uso de água morna pode amolecer os pelos e facilitar a retirada.
2. Esfoliação
Para melhores resultados, esfolie a área 2-3 dias antes de fazer a depilação para remover o excesso de pele morta na região, reduzindo o surgimento de pelos encravados.

3. Enxágue com água fria
Após a depilação, enxágue a região com água gelada ou faça compressa fria para acalmar a pele, fechar os poros e evitar possíveis irritações.
4. Hidratação
Após a retirada dos pelos e lavagem da pele, hidrate a região com loções calmantes como gel de aloe vera, água termal, óleo de camomila ou hidratantes específicos. Manter a pele hidratada com frequência também ajuda a diminuir riscos de inflamações. No entanto, não deixe para fazê-la antes da depilação, pois pode dificultar a aderência da cera à pele.
5. Proteção solar
É comum a pele ficar sensível após a depilação, por isso, uso de protetores solares é um passo essencial para prevenir manchas e irritações.

6. Evitar produtos após a depilação
Após a depilação, é indicado evitar o uso de desodorantes, perfumes, ácidos e outros produtos com álcool na área depilada por ao menos 12 horas. Como a região fica naturalmente mais sensível, esses produtos podem causar irritação.
Dicas extras
- Se escolher usar a lâmina, sempre passe no sentido do crescimento dos pelos para evitar inflamações. (Por exemplo: passar a lâmina de cima para baixo ao depilar as panturrilhas). Fazer no sentido contrário pode ocasionar os temidos pelos encravados. Já no uso da cera, sempre puxe o tecido no sentido contrário ao crescimento dos pelos, para melhores resultados.
- Sempre realize um teste de alergia em uma pequena região se optar pelo uso dos cremes depilatórios.
- Use materiais limpos e nunca compartilhe lâminas, ceras ou aparelhos.
- Após a depilação, evite sol, piscina e roupas apertadas por pelo menos 24h.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.