A fruta considerada a mais saudável do mundo — e por que ela é tão poderosa
Conheça os benefícios da fruta e as melhores formas de consumi-la no dia a dia

Você com frequência escuta sobre a importância de comer frutas e os benefícios para a saúde. E já deve ter se perguntado: qual a fruta mais saudável do mundo? Cientistas e pesquisadores frequentemente se debruçam sobre o tema. E a conclusão mais recente, de um estudo da William Paterson University , nos Estados Unidos, revelou que é algo bem acessível aos brasileiros: o limão.
O nutricionista Caian Maroni, da clínica Fernanda Cortez, explica à CLAUDIA quais são os benefícios do limão e como aproveita-los da melhor forma.
Benefícios do limão

Simples, acessível e poderoso: o limão é fonte de vários elementos que o corpo precisa para funcionar bem:
- É rico em vitamina C;
- Possui antioxidantes e compostos com ação anti-inflamatória;
- Oferece pequenas quantidades de potássio e fibras, que são fitonutrientes importantes para o organismo;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Melhora a absorção do ferro de origem vegetal.
Qual limão é melhor?

Pode ser que você fique em dúvida de qual tipo de limão consumir, entre os mais comuns encontrados nas feiras e supermercados: o taiti ou o limão siciliano? “A verdade é que, em termos nutricionais, eles são bem parecidos. A principal diferença está no sabor: o siciliano tem gosto mais suave, é menos ácido e tem um aroma levemente floral, o que faz com que seja mais utilizado em receitas culinárias. Mas não dá para dizer que um é melhor do que o outro, depende do uso e do paladar de cada um”, explica Maroni.
Como consumir o limão

Agora que você já conhece os benefícios, é hora de incluir o limão na rotina diária – e não apenas no suco. “Eu sempre sugiro espremer um pouco de limão sobre alimentos, como a couve, por exemplo. Isso ajuda bastante a aumentar a biodisponibilidade do ferro presente ali. Um hábito muito comum e que eu também costumo indicar é tomar água com limão em jejum. Isso contribui para a hidratação e estimula o sistema digestivo logo pela manhã”.
Contraindicações
O nutricionista afirma que, embora não exista uma recomendação oficial de dose diária, consumir um limão por dia costuma ser seguro e benéfico para a maioria das pessoas – quem sofre com refluxo ou sensibilidade gástrica deve moderar o consumo, pois a acidez pode agravar os sintomas. Também pode causar desconforto em quem tem feridas na boca ou em casos raros de alergia a frutas cítricas.
“A dica é usá-lo fresco, espremido na hora, seja em sucos, saladas ou outras preparações. Mas gosto sempre de lembrar: o limão é um excelente hábito de saúde, mas não faz milagres sozinho. O segredo está na soma de bons hábitos alimentares, um estilo de vida saudável e um bom cuidado com o corpo e a mente”, recomenda.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.