Casa na África do Sul se mistura com a paisagem praiana
O mar, o céu e a piscina envolvem esta casa totalmente aberta para a incrível paisagem. Os tons da natureza compõem ainda uma paleta afinada com o décor
Nas águas frias de Britannia Bay, uma enseada intocada com 5 km de praia, é possível avistar golfinhos e baleias. Essa paisagem, em Western Cape, na África do Sul, encantou Caroline e Manie Maritz, que escolheram o lugar para construir uma casa de férias.
Assim que elas encontraram o terreno, Caroline imaginou imediatamente como seria seu refúgio e começou a desenhá-lo numa folha de papel. “Queria uma piscina no meio da casa e avistar o mar de qualquer ambiente”, conta Caroline.
Assinado pelo arquiteto Luke Scott, o projeto tem grandes aberturas e foi construído bem próximo à água. “Adorei a ideia de poder assistir tudo da minha cozinha, que é onde normalmente fico porque amo cozinhar. Parece que estamos dentro de um barco”, diz a proprietária.
Entre os desejos da dupla, estava a praticidade dos materiais, além de paredes brancas e telhados inclinados. Todos foram contemplados pelo arquiteto, que ainda criou uma decoração aconchegante.
Quando o tempo está fechado, Caroline e Manie se reúnem dentro da casa com conforto graças às portas e janelas de aço, que vedam os ambientes. “A construção está posicionada para o lado noroeste, então, quando chega uma tempestade de inverno, parece que as ondas vão levar tudo. É um espetáculo incrivelmente selvagem”, diz Caroline.
Apesar de estarem num lugar isolado, elas não queriam passar as férias sozinhas em Britannia Bay, e sim ter espaço para receber os amigos sem aperto. Dessa forma, o arquiteto desenhou quartos de hóspedes, espalhados entre os andares da casa, para acomodar todos com privacidade.
Alguns detalhes arrematam o projeto com capricho, como o chuveiro quente ao ar livre e a sala da lareira, revestida de pedras naturais do piso ao teto – é nesse espaço que as proprietárias e seus convidados se reúnem depois das longas caminhadas na praia.