PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Jornalistas esportivas lançam campanha contra ataques machistas

E adivinha? Uma repórter sofreu ataques machistas dentro de um estádio no mesmo dia em que a campanha foi lançada.

Por Júlia Warken
Atualizado em 16 jan 2020, 16h28 - Publicado em 26 mar 2018, 12h54
 (/)
Continua após publicidade

Em pleno 2018 ainda é grande a dificuldade das mulheres que escolhem ser jornalistas esportivas. Alguns dias atrás, por exemplo, o caso da repórter Bruna Dealtry ganhou repercussão, pois um torcedor beijou sua boca durante uma transmissão ao vivo. O assédio aconteceu no estádio do Vasco, no Rio de Janeiro.

Infelizmente, Bruna não é uma exceção. O assédio sexual corre solto nos estádios de todo o Brasil e as jornalistas mulheres também são alvo de outro tipo de violência: há muitos homens (entre torcedores, jogadores, técnicos e colegas de trabalho) que não acreditam na competência delas, simplesmente por serem mulheres.

Frente a isso, 50 dessas profissionais se uniram em uma campanha intitulada Deixa Ela Trabalhar. Através de um vídeo lançado nas redes sociais, as jornalistas relembram agressões que sofreram durante coberturas esportivas e fazem um apelo para que simplesmente possam trabalhar em paz.

View this post on Instagram

#deixaelatrabalhar

A post shared by DeixaElaTrabalhar (@deixaelatrabalhar) on

E, para a surpresa de ninguém, no mesmo dia em que a campanha foi lançada mais uma repórter foi vítima do machismo que assola os estádios brasileiros. Em Porto Alegre, Kelly Costa foi xingada por um torcedor, durante a partida São José x Brasil de Pelotas. O homem foi retirado do estádio por seguranças.

“Mesmo falando sobre isso, o assunto não se esgota. Já fui alvo de ofensas da torcida, sofri ato de machismo envolvendo técnico de futebol. A gente vê que se esse movimento envolvendo mais de 50 jornalistas é para mostrar nossa indignação. A gente não quer conviver com isso”, disse Kelly no programa Troca de Passes, do Sportv, após o episódio. Ela é uma das profissionais que lançou o manifesto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.