Visite o jardim da infância mais legal do mundo!
O Fuji Kindergarten, nos arredores do Tókio, desafia todas as regras de uma escola para os pequenininhos
As salas de aula não têm paredes. O telhado é, na verdade, um circuito oval por onde as crianças correm tanto quanto atletas. As claraboias permitem a entrada de luz natural e… do Papai Noel! Conheça o Fuji Kindergarten, nos subúrbios de Tokyo. A escolinha é um projeto do arquiteto japonês Takaharu Tezuka. A inspiração veio de seus próprios filhos, que hoje tem 12 e 9 anos. Venha dar uma voltinha!
Leia mais: Como escolher a melhor escola para seus filhos
1. O rooftop, circular, permite que as crianças circulem livremente, sem pontos de partida ou de chegada. A circunferência do edifício tem 183 metros. As crianças neste jardim de infância circulam, na média, 4 mil metros por dia. “O diretor diz: eu não as treino. Eu as deixo no telhado. E elas não param de correr”, contou Tezuka.
2. As árvores do terreno de 1304 metros quadrados, Zelkovas de 25 metros de altura, foram preservadas e fazem parte das salas de aula. Para proteger as crianças do “buraco” deixado por elas no teto, foram amarradas redes de proteção (como as dos brinquedões de buffets infantis). E, claro, viraram espaço para brincadeira.
3. Não há paredes. E nem divisórias entre as classes. Tampouco controle do barulho. “Quando você coloca as crianças numa caixa quieta, algumas ficam muito nervosas. Nesse jardim da infância, não há motivos para elas ficarem nervosas.” Se uma criança quer sair da classe, ela não é impedida. “Ela vai voltar, porque é um círculo!”.
4. Sim, o ambiente é totalmente aberto. Frio, calor, chuva, as crianças convivem com todos os elementos climáticas. “As crianças devem ficar do lado de fora. Essa é a maneira como devemos tratá-las.”
5. Para chegar à sala de aula, há um enorme escorregador que vem do teto!
6. No “playground” anexo, as crianças são encorajadas a escalar árvores, subir e descer degraus, buscar os atalhos mais difíceis. “Não é preciso controlá-los ou protegê-los o tempo todo. Eles precisam de desafios, precisam se machucar. É o que os faz aprender a viver neste mundo”, acredita o arquiteto.
Assista ao divertido Ted Talk em que Takaharu Tezuka explica como transformou a escola num espaço de diversão e convivência.
E aí? Gostaria de ver seus pequenos nessa escola?