CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

Viagem em família: dicas para alugar uma casa no litoral

Veja as nossas dicas para passar feriados prolongados ou até mesmo finais de semana numa boa, sem dor de cabeça

Por Miriam Gimenes (colaboradora) Atualizado em 16 jan 2020, 07h06 - Publicado em 11 nov 2012, 21h00

Mesmo se você não tem o mês todo para descansar, as folgas dos feriados são boas opções para relaxar junto com a família. Se a ideia é viajar, mesmo que não seja para tão longe, por que não alugar uma casa para a temporada no litoral ou em alguma cidade próxima?

O importante é fazer um planejamento e informar-se sobre seus direitos e deveres antes de fechar qualquer negócio, para não ter problemas nos dias que precisam ser de descanso. Confira a seguir as dicas do presidente do site AlugueTemporada, Nicholas Spitzman.

6 regras para evitar problemas

  1. Quanto mais cedo os viajantes iniciarem as buscas pelo local de hospedagem, mais opções disponíveis terão.
  2. Valorize a indicação de terceiros. Se algum parente ou amigo já alugou o imóvel e o recomenda, é muito mais difícil você ter problemas. Mesmo assim, caso você tenha tempo e o local escolhido seja perto, faça uma visita antes. E garanta a tranquilidade.
  3. Caso não tenha indicação alguma, procure o imóvel em sites confiáveis. Você pode saber se o site é confiável checando o tempo de estrada que a empresa tem – não dá pra confiar em uma que acabou de ser criada, a menos que as referências sejam muito boas – ou se existe uma central de atendimento ao consumidor. Também é válido verificar os comentários de quem já alugou o imóvel, para saber se as fotos correspondem de fato ao lugar, se o proprietário é confiável, se a casa é limpa ou equipada.
  4. Peça um contrato de locação. Você e o proprietário da casa que será alugada devem assinar esse documento depois de ler tudo direitinho.
  5. O documento deve incluir a forma de pagamento, as regras de uso do imóvel (capacidade máxima de lotação, permissão para animais e formas de limpeza, por exemplo) e o que há dentro dele (que deve ser checado logo na chegada ao local), além do prazo de entrega.
  6. O maior risco para os viajantes é de o imóvel não ser como o descrito no anúncio. Guarde as fotos da casa enviadas pelo proprietário na hora do contrato. Se houver muita diferença, você terá documentos para reclamar.

Informe-se antes de alugar!

Quais as cidades mais procuradas?

As cidades mais procuradas para aluguel de imóveis para temporada são, em ordem decrescente: Rio de Janeiro (RJ), Litoral de São Paulo (SP), Balneário Camboriú (SC), Caldas Novas (GO), Região dos Lagos (RJ), Florianópolis (SC), Guarapari (ES), Maceió (AL), Natal (RN) e João Pessoa (PB). Também existem cidades pouco conhecidas do grande público, mas que vale a pena visitar. Circuito das Águas (Lindóia, Águas de São Pedro e Serra Negra), no interior de São Paulo, Lauro de Freitas e Cairu, na Bahia, e Garopaba, em Santa Catarina, são alguns exemplos.

Quanto custa o aluguel?

Esse valor varia muito. Como há diversos tipos de imóveis, os preços também são diversificados, mas tem para todos os bolsos. Basta escolher no site conforme o valor que pretende pagar e o período de permanência. Desconfie de preços muito abaixo do mercado. Em geral, a diária fica mais cara em meses de alta temporada (dezembro a março e férias de julho), em feriados e no mês de eventos na cidade para onde você vai.

Preciso dar cheque caução?

O proprietário pode pedir um cheque caução para custear possíveis danos à casa, aos móveis e aos utensílios. Nesse caso, o cheque deve ser devolvido assim que o imóvel for vistoriado durante a entrega das chaves. 

Onde alugar?

  • AlugueTemporada: você encontra 15 mil opções de casas para alugar no Brasil. Há bastante informação sobre os imóveis – inclusive com comentários de quem já alugou – e inúmeras fotos.
  • MaxTemporadas: há casas em todo Brasil. Há um cadastro contra fraudes com os dados do proprietário da casa.
  • Zap Imovéis: é possível filtrar as opções de imóveis por cidade, quantidade de pessoas e preço.
  • Airbnb: ótimo para escolher um apartamento ou casa para temporada em mais de 190 países.
Continua após a publicidade
Publicidade