Véu, mantilha, voilette… Conheça os diferentes tipos de véus e escolha o seu!
Entenda as diferenças entre os véus e saiba qual é mais adequado para cada cerimônia
Apesar de não ser um item obrigatório no look da noiva, o véu é um dos elementos mais tradicionais no visual das mulheres para o grande dia.
Normalmente confeccionado em tule, ele pode ser também feito de outros tecidos, desde que leves e fluidos, com detalhes de rendas e pedrarias. O comprimento do véu varia de acordo com a personalidade da noiva e estilo da cerimônia de casamento. E é o comprimento que determina o nome de cada modelo. Enquanto algumas noivas optam por modelos de muitos metros, outras preferem cobrir apenas uma parte do rosto.
Para te ajudar na escolha do acessório perfeito para o seu grande dia listamos as principais características de cada modelo de véu. Escolha o que mais combina com seu estilo (e vestido):
Véu longo ou catedral: É mais longo do que a cauda do vestido da noiva, tendo normalmente entre dois e cinco metros de comprimento. É a versão mais formal do acessório e combina com casamentos em igreja à noite. O vestido deve ser de cauda e com bordado em pedraria.
Véu capela: Mais curto que o véu catedral, o capela costuma ficar na altura do joelho ou tornozelo. É um modelo indicado para vestidos de cortes mais justos.
Véu ponta de dedo: Como o nome já diz, esse tipo de véu tem um comprimento que não ultrapassa a ponta dos dedos da noiva. É mais leve e informal, combinando bem com todos os tipos de vestidos longos.
Véu ombro: Combina bem com casamento diurnos em que a noiva vai usar vestidos curtos e soltinhos.
Voilette: Acessório vintage que marcou as décadas de 20, 30 e 40, o voilette está em alta novamente. É um véu que cobre apenas o rosto ou uma parte da cabeça. Normalmente usado com um acessório de cabeça (flor ou fascinator), ele é indicado para cerimônias mais informais e diurnas.
Mantilha: De origem hispânica, a mantilha é normalmente confeccionada em um tecido mais encorpado, tendo mais peso que um véu tradicional. Os detalhes em renda são bem elaborados e cobrem toda a extensão da peça. Por ser um acessório muito marcante, recomenda-se usá-la com vestidos mais clássicos e com poucos detalhes.