Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Vai viajar? Saiba como transportar animais de forma segura no carro

Separamos dicas para você ter uma viagem tranquila e feliz ao lado do pet que você gosta.

Por Juliana Morales
Atualizado em 15 jan 2020, 12h51 - Publicado em 20 jul 2019, 09h58
Domestic dog sitting in the car trunk (Reprodução/Getty Images)
Continua após publicidade

Uma das coisas mais gostosas da vida é colocar o pé na estrada com a família completa, né? E isso inclui, claro, os nossos pets. Mas por mais que a gente ame a companhia dos nossos bichinhos, será que viajar de carro pode ser incômodo para os animais?

Com a ajuda do veterinário Marcello Machado, listamos alguns cuidados simples para que a viagem com o doguinho ou com o seu amigo felino seja mais tranquila.  

Antes da viagem…

Carteirinha de vacinação do seu pet em dia? Todas as doses de vacina e vermifugações devem estar certas para que ele não corra riscos, principalmente, porque alguns destinos como praias podem trazer mais perigos. Para animais idosos ou que tem algum problema de saúde é indicado um check-up antes de viajar.

Um percurso mais longo e demorado pode causar enjoos no animal e até traumatizá-lo, fazendo com que ele não goste dos passeios de carro. Se isso já aconteceu com seu pet, peça para o veterinário uma indicação de medicamentos que evitam esse desconforto. Também é recomendável não alimentar o cão uma a duas horas antes da viagem.

Como precaução sempre é bom, já busque contatos de veterinários que atendam no lugar onde irá, caso ocorra algum imprevisto. Atestado de vacinação, os remédios que ele costuma tomar e os medicamentos para casos de emergência dentro da mala!

Continua após a publicidade

Vai viajar? Saiba como transportar animais de forma segura no carro

    Como transportar?

    Um dos erros mais recorrentes quando se fala em transportar animais de estimação no carro é deixá-los soltos no veículo. Além de você receber uma multa (é lei, viu?), o seu cão e todos os passageiros correm perigo. Ele pode se assustar, pular no motorista ou mesmo atingir alguém em caso de colisão ou brecadas bruscas. 

    Então, o bichinho deve se manter seguro por um cinto de segurança próprio para cães, caixa de transporte ou grades e redes de proteção no porta-malas – veja com o veterinário qual é o modo mais adequado para o tamanho do seu pet.

    Para evitar problemas durante o trajeto, é importante o animalzinho estar familiarizado previamente com os equipamentos de segurança. Não leve ele para uma longa viagem de primeira, comece com passeios para pequenas distâncias, sempre fazendo associações positivas daquela situação – dê petiscos e brinquedinhos, por exemplo.

    Continua após a publicidade

    Faça paradas!

    Os cães sofrem mais com o calor do que humanos e precisam ficar hidratados. Então, fiquem sempre atentos à temperatura do carro e planeje paradas na estrada, com bastante água.

    Vai viajar? Saiba como transportar animais de forma segura no carro

    Mais uma dica! Pense na hospedagem

    Busque hotéis ou casas de veraneio pet friendly (onde permite a entrada de animais de estimação) e entre em contato antes para saber quais são as exigências como, por exemplo, os atestados de vacinação e tratamento contra pulgas e carrapatos. Além disso, não se esqueça de levar a ração e alimentos que o bichinho está acostumado para os dias que ficarão longe de casa.

    Vai viajar? Saiba como transportar animais de forma segura no carro

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.