Use espelhos para turbinar a decoração
Instalados corretamente, dão a impressão de aumentar os ambientes e melhoram a luminosidade. Confira sugestões para valorizar sua casa
Incrível como um detalhe pode fazer tamanha diferença na decoração de casa! Os espelhos, além de serem muito úteis, também são objetos que transformam o ambiente. Com molduras diferentes, coloridas e em formatos variados, o espaço ganha mais leveza e modernidade. Aprenda a utilizá-los a seu favor:
Com ou sem moldura?
Tanto faz. Se tiver, o importante é que ela siga o estilo da decoração da casa. Ou seja, ambientes tradicionais pedem molduras mais sóbrias, como as de madeira ou metal envelhecido. Se a sua casa faz uma linha mais moderninha, dá até para dispensar o arremate em volta do espelho. E anote esta regra: espelhos pequenos devem ter molduras finas. Já os maiores exigem molduras mais grossas.
A espessura do espelho
Varia conforme o uso que se vai fazer dele. Espelhos instalados diretamente em paredes e móveis normalmente têm entre 3 e 6 mm de espessura. Modelos cheios de detalhes, com gravações ou lateral em acabamento bisotê, aquele chanfrado, precisam ser mais espessos para ganhar resistência. Esses devem ter, no mínimo, 8 mm de espessura.
Como ampliar os ambientes com este recurso
Quanto maior o espelho, maior a sensação de amplitude do cômodo. O ideal é que ele não tenha moldura e ocupe toda a superfície da parede. A peça deve ser instalada num ângulo de 90 graus em relação ao piso. Escolha um local visível, mas evite colocar o espelho na parede em frente ao sofá ou à mesa de jantar. É desagradável para qualquer um passar o tempo inteiro enxergando o próprio reflexo.
Iluminação no lugar certo
O espelho também tem o poder de ampliar a luminosidade dos ambientes. Por isso, é bom ser cautelosa e evitar o excesso de luz nos cômodos.
5 cuidados fundamentais
1. Fuja de exageros
Espelhos em excesso nas paredes causam a sensação de labirinto: a pessoa perde a referência de onde está.
2. Evite espelhos onde há iluminação direta
Instalados em paredes que recebem muito sol, eles podem ofuscar e incomodar a visão.
3. Instale espelhos longe do aparelho de televisão
As imagens refletidas vão atrapalhar a atenção de quem tentar assistir a algo na TV.
4. Teste o ângulo
Antes de fixar o objeto, certifique-se de que ele refletirá algo agradável. Não vale ser a lixeira da cozinha…
5. Regule a altura
Depois de instalado, o espelho jamais deve “cortar” a cabeça das pessoas mais altas.
Anote estas dicas:
- Espelhos quadrados e retangulares dão seriedade ao ambiente. Os redondos e de formato irregular trazem mais leveza e descontração ao cômodo.
- Decore uma parede com vários espelhos pequenos, com molduras de cores e formatos diferentes. Os de gesso são baratos e podem ser pintados da cor que você preferir.
- Espelho de corpo inteiro: você pode aplicar em casa a mesma regra utilizada nos provadores de lojas. Ou seja, a fonte de luz deve ficar sempre entre o usuário e o espelho.
- Agrupar espelhos de molduras e tamanhos diferentes na mesma parede cria um efeito interessante e moderno
- Espelho para se maquiar: evite colocar lâmpadas apenas na parte superior da peça. Elas geram sombras que atrapalham o ato de se maquiar. Instale focos de luz também nas laterais do espelho.
Fontes: Arquitetos César Pasquini, consultor da Telha Norte, Adriana Fornazari, consultora da Dicico e as Designers de Interiores Vitória Ramos e Grazi Eleotério