Truques para distrair os filhos pequenos nas viagens

Confira alguns truques infalíveis para distrair bebê durante a viagem e garanta a diversão da família

Deixar para apresentar um brinquedo novo durante a viagem garante bons minutos de tranquilidade
Foto: Getty Images

Não dá para esperar que o filhote espontaneamente se distraia com a paisagem em uma viagem de carro nem que ele tenha um comportamento exemplar em aviões. Assim que o tédio bate… Toda mãe sabe o tamanho da encrenca. O segredo é sair de casa preparada. Veja as sugestões de duas especialistas em estimulação infantil

· Antes de sair, faça uma seleção pequena dos brinquedos favoritos do seu filho e leve-os. Assim, você tem com o que distraí-lo antes que ele se aposse de saleiro e porta-guardanapo – o que sempre acaba mal.

· É infalível: deixar para apresentar um brinquedo novo durante um voo garante bons minutos de tranquilidade. No carro, porém, é preciso cautela com o que oferecer, pois mesmo objetos pequenos podem causar danos se houver uma colisão. É melhor restringir a livros e brinquedos de tecido.

· Finja que seus dedos são as pernas de um bichinho – uma formiga, por exemplo -, que percorre o corpo do pequeno. Ao mesmo tempo, vá nomeando as partes que toca.

· Que tal brincar com os dedinhos do pequeno chamando-os pelos apelidos (mindinho, seu vizinho…)? Outra opção é cantar parlendas acompanhadas de gestos, como: “Dois dedinhos, dois dedinhos, onde estão? Aqui estão…” Mais uma graça do gênero é aquela brincadeira antiga em que você toca, sucessivamente, cada um dos olhos, a boca e o nariz do bebê, enquanto recita: “Janela, janelinha, porta, campainha… Din-dóm!”

· Se o bebê tem mais de 18 meses, vai curtir o desafio de colocar bolinhas de papel dentro de um pote de iogurte, que você pode levar já lavado de casa. Encaixar canudinhos em uma garrafa de água vazia também será divertido para ele e ainda ajuda a treinar a coordenação motora. Só fique de olho para que não leve nada disso à boca.

· Invista na variedade. Seu filho se mantém concentrado por mais tempo quando você oferece uma atração de cada vez – tente primeiro um livro, depois dê um boneco e, em seguida, duas argolas para serem encaixadas uma na outra.

· Faça a brincadeira render ajudando a criança a descobrir todas as possibilidades de um brinquedo antes de oferecer outro. Se ela está com um boneco, comece incentivando-a a explorar as texturas, depois ensine-a a tirar e pôr a roupa, mostre como ninar etc.

· Um aparelho de DVD portátil pode ser facilmente usado em um carro. Fones de ouvido grandes, daqueles que se encaixam na cabeça, são os melhores para impedir que o barulho atrapalhe.

· Baixe aplicativos para celular e tablets, que poderão ser vistos pelas crianças inclusive no avião. Sucesso garantido, os clipes da turma da Galinha Pintadinha são um dos mais procurados no iTunes.

· Telefones de brinquedo ou mesmo seu celular rendem um bocado de distração. Finja que conversa com pessoas conhecidas, nomeando-as uma a uma, ou deixe a criança fazer isso. Os bebês adoram esse tipo de brincadeira repetitiva. Para ficar melhor, misture os nomes dos personagens favoritos aos de familiares e amigos.

· Contar histórias é sempre um sucesso. Para não errar, escolha livros que possam ser manuseados e levados à boca sem riscos. Os mais indicados são os que têm poucas cenas em cada página, desenhos grandes e cores chamativas. Animais e bebês como personagens principais também agradam.

· Embrulhe alguns brinquedos antes de sair de casa (não precisam ser novos) usando várias folhas de papel de cores diferentes. Seu filho vai se divertir tentando descobrir qual é a surpresa de cada embrulho.
 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s