Questão de organização: Alessandra agora comanda reuniões por telefone e tem a tarde inteira para as filhas
Foto: Victor Affaro | Styling: Mauricio Mariano/ABA MGT | Beleza: Liege Wisniewsk
Você vive correndo? O grande dilema é cuidar do trabalho e conseguir programar as férias, sem deixar que a casa pegue fogo? LOLA ouviu essas queixas e juntou uma executiva estressadinha com um especialista em administração de agenda. Confira o resultado:
Mulher Maravilha
Continua após a publicidade
A engenheira química Alessandra Garrido, de 38 anos, submeteu sua agenda ao personal timer Christian Barbosa. Sócia e diretora de planejamento de uma empresa de design, ela foi diagnosticada como Mulher Maravilha não conseguia conciliar vida pessoal com a rotina profissional. Depois de algumas semanas em contato com o consultor, descobriu que era incapaz de eleger prioridades. Resolveu mudar de vida: vendeu sua parte da sociedade na empresa para trabalhar por conta própria em projetos de marketing. Agora consegue se planejar. Não vivo mais sem tabela de compromissos, diz.
Continua após a publicidade
ANTES
Jornada de trabalho:10 horas por dia no escritório
Continua após a publicidade
Reuniões: 15 por semana
Computador: 12 horas conectada
Família: 2 horas por dia para ficar com as filhas
Continua após a publicidade
DEPOIS
Jornada de trabalho: Só na parte da manhã
Continua após a publicidade
Reuniões: Nenhuma. Os contatos são feitos por telefone, de casa
Computador: Apenas ocasionalmente
Família: A tarde inteira para as filhas
Liga Extraordinária
Autor do livro Você, dona do seu Tempo, o consultor Christian Barbosa ensina mulheres a organizar a agenda com base no mantra: o fundamental é eleger prioridades. Ele identifica quatro tipos de superprofissionais:
MULHER MARAVILHA: Ágil, é capaz de resolver múltiplas tarefas e encontrar soluções para grandes problemas. Tem enormes dificuldades, contudo, quando precisa encarar tarefas pequenas e rotineiras, principalmente as domésticas.
SUPERNANNY: Tem como meta o bem-estar do grupo. Sempre ouve a opinião de todos e a palavra não está fora de seu vocabulário. Define prioridades pelas necessidades dos outros e tem dificuldade para resolver os próprios problemas.
PERFECCIONISTA: É capaz de criar um planejamento diário,identificando prioridades para sua rotina. Mas tem pouco jogo de cintura para lidar com o inesperado. Fica paralisada quando precisa tomar decisões imediatas em situações inesperadas.
ESPONTÂNEA: Lida com as tarefas seguindo o ritmo natural dos acontecimentos. Não se culpa quando algo dá errado. Como tem jogo de cintura, acha rapidamente uma alternativa para os problemas. Mas não é organizada. Perde o foco e atrasa as tarefas.