Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Solte aquela gargalhada: 6 bons motivos para você rir

Já ouviu dizer que rir é o melhor remédio? Pois é pura verdade! Faz bem ao coração, alivia a dor, emagrece e até combate o câncer.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 07h24 - Publicado em 18 mar 2014, 21h00

 

Sorria é o melhor remédio para o corpo e a alma.
Foto: Getty Images

  

1. Alivia a dor e reduz o estresse

Um estudo de pesquisadores da Universidade de Oxford (Inglaterra) mostrou que a gargalhada tem ação analgésica. “Quando a gente ri, neurotransmissores como a serotonina e a dopamina são liberados e inundam os circuitos cerebrais ligados ao prazer e à satisfação”, diz Carla. Em contrapartida, as taxas de cortisol e adrenalina, hormônios do estresse, caem. Bom, né? 

 

2. Combate o câncer

O riso aumenta a produção das células NK, responsáveis por destruir vírus e até tumores. Isso é o que mostra uma pesquisa divulgada pela Escola de Medicina da Universidade Loma Linda (EUA).
 

2. Faz bem ao coração

“Rir aumenta a circulação sanguínea e melhora as funções do sistema vascular”, diz a neurologista Carla Jevoux, da Clínica da Dor de Cabeça (RJ). Segundo cardiologistas do Centro Médico de Maryland (EUA), a serotonina, ligada ao bem-estar e liberada ao rirmos, protege o coração contra infarto e AVC, principais causas de morte no Brasil.

3. Emagrece

Segundo estudo da Universidade Vanderbilt (EUA), rir durante 15 minutos queima até 40 calorias. Se você fizer isso todo dia, lá se vão 1.200 calorias no mês só no sorriso. Existe ginástica mais gostosa que essa?

5. Aumenta o bom colesterol

Estudo americano mostrou que pacientes com colesterol alto que, além de tomarem medicamento, assistiram a vídeos de humor todos os dias apresentaram aumento de 26% nos níveis de HDL, o bom colesterol. No grupo que tratou o problema só com remédio, o crescimento foi de apenas 3%.

 

6. Deixa a pele mais jovem

Existem músculos faciais que só são mobilizados durante as gargalhadas. E a movimentação frequente desses músculos mantém a rigidez da região e deixa a pele com aparência mais jovem. É como uma ginástica facial sem esforço! 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.