Segredos de um filho campeão
Selena de Castro revela como educou o filho Aurélio, o grande vencedor do concurso nacional de soletração
Aurélio ganhou o concurso nacional de soletração
e levou R$ 100 mil para investir em estudos
Foto: Divulgação
Aurélio Carrilho de Castro, 13, aluno do 9º ano da Escola Estadual Jales Machado, em Goianésia (GO), consagrou-se um verdadeiro dicionário ambulante ao ganhar o concurso nacional de soletração, organizado pelo “Caldeirão do Huck”, da Rede Globo. Depois de vencer sucessivas disputas, conquistou uma poupança de R$ 100 mil para os pais investirem em sua educação. A mãe, Selena, professora de alfabetização, revela ter sido em casa que Aurélio encontrou os maiores exemplos para sua personalidade.
Anote as dicas:
Invista em livros
“Sempre comprei livros para ele. Aos quatro anos, quando o Aurélio entrou na escola, comprei o ‘Meu Primeiro Dicionário’, todo ilustrado. Ele adorava esse livro”.
Conte histórias
“Mesmo antes de ele aprender a ler, eu contava histórias ou lia textos para ele. Acho que isso influenciou bastante seu gosto pelos livros”.
Tire todas as dúvidas
“Tudo o que o Aurélio me perguntava, tentava responder de maneira que ele pudesse entender sempre. Nunca neguei respostas para nada”.
Acompanhe a tarefa
“Todas as vezes que ele ia fazer a tarefa escolar eu ficava por perto para ajudá-lo. Não fazia os exercícios para ele, mas o orientava nas dúvidas ou explicava o que era para ser feito”.
Respeite seu tempo
“Quando o Aurélio cansava de estudar e queria brincar, por exemplo, eu permitia que ele fosse. Nunca forcei que ficasse estudando horas, desde que se dedicasse um mínimo aos estudos. Ele também gosta de TV, filmes, desenhos e eu sempre deixei que ele fizesse isso. Nos últimos dias do concurso, nós nem estudamos. Ele foi se distrair e relaxar.”
Corrija, se necessário
“Também dou broncas quando o Aurélio precisa, mostrando em que está errado. Se faz algo errado, eu o advirto e peço para ele corrigir”.
Leve à biblioteca
“É obrigação dos pais e professores incentivarem a criança a freqüentar bibliotecas, para que aprenda a ler, mesmo que sejam gibis. O Aurélio, aliás, adora histórias em quadrinhos”.
Valorize a humildade
“Sempre passamos a nossos filhos a importância da simplicidade e da educação, tratando a todos igualmente. E que a humildade é fundamental”.