PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Saiba tudo sobre roedores de estimação

Coelhos, hamsters, chinchila, porquinho-da-índia... Eles são espertos, fofos, companheiros e, assim como outros animais, também precisam de cuidados especiais. Conheça melhor as necessidades deles

Por Ana Bardella (colaboradora)
Atualizado em 14 jan 2020, 21h46 - Publicado em 1 fev 2015, 07h00
Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Os pequeninos peludos são excelentes amigos para a família. Para quem prefere um bichinho diferente e que seja tão carinhoso quanto cães e gatos, os roedores são uma aposta certeira. Mas como todo animal, eles precisam de cuidados específicos. O veterinário da clínica Zoomedical, André Sena Maia, explica como tratar seu pet, confira:

Acomodação

Caixas de vidro não são recomendadas, pois dificultam a circulação do ar. Procure colocar seu companheiro de estimação em uma gaiola espaçosa com grades fininhas. Antes de comprar, verifique se a parte de baixo da gaiola tem um forro de plástico onde o pequeno poderá fazer suas necessidades. Ou coloque um vasilhame pequeno com areia na parte de dentro: ele o usará como banheiro e isso facilitará o seu serviço na hora de limpar o espaço.

Alimentação

Sabe aquela imagem do ratinho de desenho animado se deliciando com um queijo? Pode esquecer! Esse alimento é gorduroso e contribui para o aumento de peso. Prefira rações específicas para a raça do seu roedor. Na falta delas, dê a ele pequenas porções de ração para cão. Também ofereça verduras cruas, como couve e agrião, e raízes, como cenoura e beterraba. Evite dar mistura de grãos, como amendoim e girassol, pois elas também são muito calóricas.

Banho

O rato branco pode tomar banho com água morna e xampu neutro. Depois, seque-o com uma toalha. Faça isso em manhãs quentes para ele terminar de secar durante o dia. Deixe que os outros roedores, como hamsters, camundongos e esquilos-da-mongólia, façam sua higiene sozinhos. Coloque um punhado de areia na gaiola, em um recipiente, e o atrito ao brincar ali o deixará limpo. Nunca use talco: ele pode inalar e ter infecção pulmonar.

Outros cuidados:

  • Nunca segure um esquilo-da-mongólia pela cauda. Ela pode se desprender! Imagine que aflição!
  • Se pretender ter mais de um hamster, adote os dois ainda pequenos e deixe que eles cresçam convivendo no mesmo espaço. Caso contrário, poderão se estranhar e brigar feio. Procure ter dois machos ou duas fêmeas para que eles não procriem.
  • O rato branco é limpinho e não gosta de conviver com o cheiro do próprio xixi. Limpe o fundo da gaiola de dois em dois dias, pois o cheiro pode causar até mesmo uma infecção pulmonar no pequeno.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.