O período de início de ano é característico de renovações. É aquele momento em que você para, pensa em tudo o que aconteceu e se prepara para uma nova etapa que está começando. Para começar o ano com o pé direito, reunimos algumas dicas fáceis e rápidas para você colocar em prática já!
1. Doe
Nada como começar o ano fazendo o bem para quem precisa, não é mesmo? A pergunta que você deve se fazer aqui é: usei esta peça no último ano? Se a resposta for não, já sabe né? Descarte as roupas que não usa há um bom tempo, se você não as vestiu em 2015, provavelmente não usará em 2016. O melhor pode fazer é doar esses itens para instituições e abrigos que precisam. Assim você mantém apenas o que realmente usa e acredite, não há sensação melhor do que ajudar o próximo!
2. Organize
Fez a limpa? Então vamos para a organização! Caixas organizadoras e separadores de gavetas e armários serão seus companheiros nessa jornada. Aproveite que tirou tudo para fora e trate de guardar direitinho. Separando objetos que tem o mesmo objetivo, fica muito mais fácil de encontrar depois (pode até dar um trabalhinho agora, mas mais tarde você vai nos agradecer, acredite). Assim, você também evita o hábito de juntar coisas que não vai usar e elimina essa energia estagnada, abrindo espaço para atrair novos projetos e possibilidades. Ah, e isso vale para as gavetas do trabalho também viu?
3. Redecore
Leu este item e já ficou desesperada? Respira, é possível sim deixar a casa com “cara nova” sem gastar muito. Como? Movimente os móveis e os objetos de decoração, traga movimento e vida para o seu lar! Quem disse que aquele sofá precisa ficar naquela posição? Solte a imaginação e você descobrirá novas possibilidades.
Use cores e estampas. Chame aquela sua amiga que também está de férias e bora para a pintura! Outra solução para aquela parede que você já cansou de olhar são os tecidos, eles são mais baratos e mais fáceis de serem aplicados do que papéis de parede.
4. Plante
Tudo bem que você não tem espaço para uma horta, mas plantas trazem vida e renovam as energia da sua casa. Escolha aquelas que vão bem em qualquer ambiente e não deixe o pouco espaço te desanimar, mudinhas de temperos como manjericão já são uma ótima ideia! Depois de um tempo, você vai perceber que o simples fato de regá-las já é uma terapia. Quer potencializar ainda mais? Tenha cristais por perto, é energia em dobro!
5. Exercite-se
Ok, talvez você já esteja cansada de ouvir sobre os benefícios dos exercícios, mas meia horinha por dia já é o bastante sabia? Vale qualquer coisa! Caminhada, aula de dança, corrida, natação, andar de bicicleta, pular corda, musculação… Só trinta minutos por dia e você já vai sentir uma baita diferença! Se precisar de um empurrãozinho, convide as amigas que aí o exercício vai ser mais prazeroso ainda 🙂
6. Medite
A meditação é uma prática milenar e que para a sua surpresa, pode ser feita em qualquer lugar e por qualquer um! Duvida? Basta fechar os olhos e respirar profundamente, sempre prestando atenção na inspiração e na expiração. Você não precisa virar um guru da meditação, 5 minutinhos já são suficientes. No começo, pode ser difícil se concentrar, mas como tudo na vida, a prática leva à perfeição.
Prestar atenção na respiração é muito importante (quem nunca contou até dez respirando fundo em um momento difícil?) e separar ao menos alguns minutos do dia para relaxar é essencial. Você verá que esse hábito vai tornar a sua vida muito mais leve.
7. Faça algo fora da rotina
Não importa o que seja, apenas faça! Torne isso um compromisso e se programe para pelo menos uma vez por mês, fazer alguma coisa nova. Um curso, um restaurante, uma exposição, um show… Vale tudo! Reserve essa data e saia com você mesma, sem depender de companhia. Não precisa ser algo extraordinário, mas dê a si mesma a oportunidade de fazer algo inusitado. Torne seus atos menos mecanizados e você irá se surpreender com tantas possibilidades.