Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Qual é o peso ideal para a mochila das crianças?

Na volta às aulas, não deixe seu filho carregar peso em excesso na mochila

Por Redação M de Mulher Atualizado em 16 jan 2020, 16h58 - Publicado em 7 fev 2012, 21h00

Ensine o seu filho a colocar as duas alças nos ombros para evitar dores nas costas
Foto: Getty Images

 

Lembra da listona de material escolar que você teve de comprar dias atrás? Chegou a hora de colocar aquilo tudo dentro de uma mochila e mandar o filho para a escola, mesmo sentindo pena do peso que ele carrega.

Para evitar que a molecada tenha problemas na coluna, veja com os professores se todo o material precisa mesmo ser levado diariamente. As crianças podem ter preguiça de refazer a mochila todo dia, mas a medida evita que carreguem peso extra. Aqui vão outras dicas para deixar a mochila mais leve:

Saiba o peso certo

Continua após a publicidade

A mochila não pode pesar mais de 10% do peso de seu filho: se ele pesa 30 quilos, por exemplo, o material não deve ultrapassar 3 quilos. Caso contrário, é melhor usar mochila de rodinhas.

Prefira modelos com poucos bolsos

Quanto mais bolsos, maior a tentação da criança em enchê-los com coisas que não usará. Vistorie o material todo dia para descartar o que for desnecessário.

Busque opções

Faça os pequenos levarem o lanche na lancheira, não na mochila. Já os adolescentes podem trocar vários cadernos por um fichário e só levar para a aula as páginas que usarão naquele dia.
 

Continua após a publicidade
Publicidade