Projeto brasileiro cria sessões de cinema exclusivas para crianças autistas

Promovido por psicóloga, o movimento incentiva a inclusão de crianças especiais e permite que elas aproveitem sessão à sua maneira

Para crianças autistas, frequentar lugares cheios, como um shopping, pode ser tornar uma situação angustiante. Assistir a uma sessão de cinema, por exemplo, pode parecer impossível, já que as crianças têm dificuldade de concentração e sua agitação pode incomodar as demais pessoas na sala.

Pensando no número escasso de possibilidades de lazer que os pais de crianças autistas possuem, o projeto Sessão Azul foi colocado em ação no Rio de Janeiro. A ideia da campanha é promover sessões gratuitas de cinema e ajudar as famílias de crianças autistas a encontrarem seu espaço na sociedade.

Visando a inclusão, as famílias acompanharam uma sessão do filme “Carros” no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca.

Muitos pais se emocionaram e não conseguiram conter as lágrimas de felicidade ao ver seus filhos curtindo o desenho à sua maneira. As crianças tiveram liberdade para ficar em pé, passear pela sala e até se aproximar do telão.

O evento foi organizado pela psicóloga Carolina Salviano de Figueiredo e recebeu 30 crianças. A segunda edição está prevista para janeiro – ainda sem data e local definidos.