Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Programe uma viagem sustentável

Ao sair de férias, leve na bagagem a consciência ambiental

Por Redação M de Mulher Atualizado em 16 jan 2020, 05h56 - Publicado em 17 dez 2012, 21h00

A gente conhece diferentes lugares, aprende sobre outras culturas, faz novas amizades e volta com a alma renovada!
Foto: Getty Images

Colocar o pé na estrada é sempre uma delícia! A gente conhece diferentes lugares, aprende sobre outras culturas, faz novas amizades e volta com a alma renovada! Mas isso não significa tirar férias das nossas responsabilidades ambientais e sociais. “Cada vez que uma pessoa pega as malas para viajar, aumenta consideravelmente a produção de lixo, o consumo de água e de energia e a emissão de gases causadores do efeito estufa no local visitado”, diz Iaci Lemonaco, consultora da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS). Multiplique isso por 190 milhões de pessoas que viajam todos os anos só no Brasil!

Segundo o biólogo Jorge Manzoni, idealizador da Conferência Nacional de Turismo Sustentável, cada cidade deve fazer a sua parte e se planejar para receber os visitantes, mas o turista também precisa ter a consciência de que está passeando numa região que, apesar de seus atrativos, também possui suas carências. “O turismo engloba mais de 60 segmentos da cadeia produtiva, do empresário ao vendedor de rua. Quando realizado de maneira sustentável, é uma ótima forma de distribuição de renda, dando mais oportunidades de inserção social para a população local”, explica Jorge.

Adote as dicas a seguir, converse sobre elas com toda a família e prepare-se para viajar com a consciência limpa.

Roteiro pré-programado

Informe-se sobre o destino

Estude a cultura local e planeje-se para conhecer a história, a arte e a culinária do seu destino. Se for para o exterior, aprenda expressões do idioma falado lá.

Leve o Brasil com você

Ao visitar alguém, ofereça uma lembrança típica da sua região. E traga de volta um suvenir que seja produzido no local. Isso fortalece a identidade e a economia de todos.

Bagagem sem excessos

Não exagere no peso da mala, assim você alivia as costas, reduz a emissão de gases do efeito estufa e ainda não acumula itens em excesso na sua casa, ao retornar.

Consciência ligada

Escolha um guia nativo

Ele pode ajudá-la a desvendar lugares diferentes, enriquecendo sua viagem. Além disso, você também estará contribuindo para a economia da cidade.

Valorize a vida animal

Nunca compre animais silvestres ou peles. Você estará incentivando um comércio que desrespeita a vida e que ainda pode ser ilegal.

Celebre a cultura local

Converse com os nativos, visite atrações que não constam nos guias tradicionais e sempre respeite os costumes do povo.

Ajude a reduzir a poluição

Caminhe, ande de bicicleta ou use o transporte público. Se for alugar um carro, prefira os que consomem menos gasolina ou os movidos a álcool.

Continua após a publicidade

Procure pelo ecoturismo

Evite esportes que prejudiquem o meio ambiente e prefira estabelecimentos sustentáveis. Redescubra as belezas naturais, que não precisam de infraestrutura para funcionar (visite áreas protegidas, faça uma trilha ou passe o dia na praia).

Prove a culinária regional

Informe-se sobre frutas e vegetais da estação. Eles são mais frescos, e o transporte dos produtos locais emite menos gases poluentes.

Cuide do meio ambiente

Não arranque plantas, não alimente os animais da floresta nem pegue mapas que não vai usar. Na praia, evite colher conchas e estrelas-do-mar ou interferirá no ecossistema. Jamais jogue lixo no chão e nunca polua as águas.

Nada de desperdício

Utilize sacolas reaproveitáveis, recuse embalagens e, sempre que puder, use garrafa de água retornável. Além de diminuir o volume de lixo, você também economiza matéria-prima.

Pechinche com sabedoria

Uma pequena economia para você pode fazer uma grande diferença no orçamento do vendedor. Não explore.

Fique na casa de amigos

Ou escolha hospedagens que contratam profissionais locais de forma legal e tenham tratamento de esgoto e lixo adequado.

Economize água e luz

Ao sair, desligue o ar-condicionado e apague as luzes. Tome banhos rápidos. Prolongar o uso de toalhas e roupa de cama também poupa sabão em pó e água.

Boas lembranças

Recicle a papelada

Mapas, tíquetes, guias, entre outros itens de papel (e também de plástico) podem ser reciclados ou reutilizados pelos seus amigos.

Compartilhe a experiência

Chame a família e os amigos para mostrar as fotos e contar suas aventuras – você vê as pessoas que ama e ainda economiza telefone, energia etc.

Faça a diferença

Deixe sua opinião sobre os estabelecimentos que visitou para que eles possam melhorar. Hotéis e restaurantes costumam ter uma ficha própria para isso.

Continua após a publicidade
Publicidade