Primeiros socorros: 10 dicas práticas para cuidar de cortes, ralados e queimaduras
Criança saudável corre e brinca. Mas, além da diversão, muitas vezes ganha cortes e escoriações. O importante é manter a calma e prestar socorro. Com a ajuda de especialistas, elaboramos 10 dicas práticas para proteger a área ferida e evitar infecções.
- Se limpe também. Primeiro, quem for socorrer a criança deve higienizar as próprias mãos, usando, de preferência, água corrente e sabão neutro. Em seguida, limpe o ferimento usando água e sabão (ou sabonete). Se for mordida de animal, utilize álcool.
- Cubra o local. Após a limpeza, é necessário que o machucado seja coberto por um curativo. Ele ajuda a evitar o ressecamento e diminui o risco de infecção.
- Nunca use produtos como pó de café, açúcar, óleo, manteiga ou pasta de dente sobre a área lesionada.
- Atenção! Tem inchaço, vermelhidão, secreção amarelada ou aumento de temperatura ao redor do ferimento? Cuidado! Isso pode ser um sinal de que a área está infeccionada.
- Água dói? Durante o banho, se a criança não suportar o incômodo da água sobre o ferimento, vale cobri-lo com papel-filme. Também há opções de curativos impermeáveis.
- Menos sangue. Se estiver sangrando muito, faça uma leve pressão sobre o ferimento com uma gaze ou um pano limpo até estancar. No caso de braços ou pernas, eleve os membros e mantenha pressão sobre o ferimento. Caso não seja possível encontrar um pano limpo, comprima o local com a mão até que o sangramento pare ou a ajuda chegue. Se sua mão estiver suja ou machucada, faça a compressão usando a mão da própria vítima.
- Sem amarrações. Não use torniquete (pano para amarrar a região do sangramento). Isso pode causar lesão no tecido e até gangrena! O torniquete só deve ser aplicado em casos extremos e como último recurso.
- Quebrou? Não mexa! Se houver suspeita de fratura, deixe a criança deitada. Em seguida, chame um serviço de atendimento médico com urgência.
- Já já sara! Para proteger as casquinhas, se não houver contraindicação médica, os pais podem hidratar o ferimento para reduzir a coceira típica da cicatrização.
- Qual o grau? Para queimaduras de 1º ou 2º graus, é indicado colocar a parte atingida debaixo da água corrente, fria, por aproximadamente dez minutos, ou fazer compressas úmidas e frias. No caso das queimaduras de 3º grau, que é quando todas as camadas de pele e hipoderme são atingidas, acriança deve ser levada imediatamente para o hospital.
Fontes consultadas: Selma Helene, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Jorge Huberman, pediatra eneonatologista; Antonio Rangel, enfermeiro estomaterapeuta (especializado em feridas) da Membracel.