Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Por que as meninas de hoje estão entrando na puberdade cada vez mais cedo?

Entenda o que acontece no organismo das meninas que entram na puberdade por volta dos 7 ou 8 anos

Por Redação M de Mulher Atualizado em 17 jan 2020, 09h33 - Publicado em 30 nov 2011, 21h00

Entenda que é difícil para uma garota lidar com o desenvolvimento precoce
Foto: Getty Images


É fato: as meninas de hoje estão entrando na puberdade cada vez mais cedo. Por volta dos 7 ou 8 anos elas já apresentam seios e pelos pubianos crescidos. Um estudo do Cincinnati Children’s Hospital Medical Center (EUA) descobriu por quê:

A causa

A obesidade é uma das principais razões dessa mudança, já que o acúmulo de gordura corporal estimula a produção de hormônios sexuais, como estrógeno e progesterona. O consumo de substâncias químicas industriais, principalmente agrotóxicos, também tem papel importante nessa alteração.

Os problemas físicos

Continua após a publicidade

Por ficarem mais tempo expostas aos hormônios sexuais, que são combustível para alguns tumores, essas meninas têm mais chances de desenvolver câncer de mama.

Os riscos psicológicos

É difícil para uma garota, cuja mente não acompanhou o ritmo de desenvolvimento do corpo, lidar com a aproximação dos garotos, ou até mesmo saber controlar os próprios impulsos e as emoções que são alimentados por seus hormônios.

Como evitar traumas

Não crie tabus. A educação sexual é a melhor saída: não é preciso tantos detalhes, mas nunca invente histórias de cegonha ou sementinha. Levá-la ao ginecologista vai ajudá-la a esclarecer as dúvidas.
 

Continua após a publicidade
Publicidade