Pequeno manual das daminhas de honra
Cuidar das pequenas na hora do casório pode ser uma tarefa com alguns desafios, mas a estilista de damas Daniela Tonetti dá dicas para tirar de letra a função.

Saiba quais atitudes tomar quando sua filha for dama de honra!
Foto: Getty Images
1. Se o vestido da noiva é branco, não convém colocar a daminha de off-white. Vai parecer que a roupa dela está suja.
2. Se a noiva está de off-white, fica bonito a daminha usar alguma cor, como azul-clarinho ou lilás.
3. Tem noiva que traz a fita do bem-casado ou a toalha da mesa para combinar a cor, mas é um exagero.
4. Escolher meninas de idade muito variada complica, pois vestir uma criança de 3 anos é bem diferente de vestir uma garota de 10.
5. A antecedência ideal para encomendar os trajes é de 45 dias. Assim dá tempo para procurar ideias e referências.
6. Evite tirar medidas no início das férias. Criança muda de corpo, sim. Engorda, emagrece, cresce… Melhor passear, relaxar, comer, correr e ir à estilista depois dessa maratona, se for possível.
7. Observe a postura das crianças antes do casório e peça com jeitinho às mães que ajudem a procurar corrigir ou melhorar.
8. O que segurar nas mãos? Nessas horas, use o bom senso. Há quem carregue ursinhos e até bonequinhas de pano sósias. O minibuquê ainda é um clássico.
9. Mãos livres, perigo à vista. Podem esbarrar nas velas acesas, na roupa de convidados ou nos arranjos da nave, por exemplo.
10. As alianças na almofada devem ser de mentira. Na hora H, o noivo tira as verdadeiras do bolso.
11. Por último, diga que as damas estão lindas. E incentive as mães a fazer coro. Elas entrarão na igreja orgulhosas e autoconfiantes.