O que deveríamos aprender com as chefes das séries de TV
A diferença entre uma chefe e uma líder vai muito além dos detalhes! Inspire-se nas poderosas dos seriados e dê aquele up na sua carreira
Poderosas, elegantes e muito, muito competentes! As chefonas das séries de TV têm mantras essenciais para uma boa líder. Duvida? Nós reunimos alguns:
Claire Underwood, de House of Cards
Frank e Claire Underwood formam um casal de manipuladores de primeira linha: sem escrúpulos, fazem manobras para lá de sujas na missão de conquistar a Casa Branca. Calma, não estamos sugerindo que também aja assim… Entretanto, há o que se aprender com a loira: ela não subestima a importância de uma rede sólida de contatos e, muito menos, de uma imagem bem construída. Ponto para ela!
Annalise Keating, de How To Get Away With Murder
Annalise Keating é advogada e professora universitária. É nessa última função que se comporta como uma líder: motiva seus aprendizes com desafios e gratificações, sem se esquecer de demonstrar o mérito de cada um em suas conquistas. Para tanto, ela não precisa se posicionar como amiga: o senso de responsabilidade é instigado com rigidez e exemplos de um trabalho bem feito. Nota dez.
Carrie Mathison, de Homeland
Faça o seu trabalho. Parece uma frase clichê, mas, quando bem aplicada, é sinônimo de proatividade e eficiência. Está aí uma lição para se aprender com Carrie Mathison: missão dada é missão cumprida.
Cookie Lyon, de Empire
Seja quem você é e trabalhe com possibilidades reais: esse é o lema de Cookie Lyon. Seja no trabalho ou em casa, não vale a pena encontrar defeito em todas as situações, pelo contrário, é importante reconhecer os caminhos alternativos mesmo em meio a uma grande crise.
Olivia Pope, de Scandal
Olivia Pope está por trás, nada mais, nada menos, do que o presidente dos Estados Unidos. Ela resolve qualquer problema e, antes mesmo de começar a agir, já garante que estará solucionado. Mas, para contornar as situações brilhantemente e mudar qualquer cenário a seu favor, Olivia tem uma aliada: a intuição. Não duvide da sua também.