O bê-á-bá do tintim
Champagne, cava ou prosecco? Não importa qual espumante, o que vale é brindar e celebrar as festas!
O vinho espumante é a bebida oficial da celebração. Seu sabor leve e refrescante tem tudo a ver com o verão! Além disso, é muito fácil harmonizá-lo com pratos salgados e sobremesas. Siga nossas dicas e acerte no brinde!
Contenha-se na hora de abrir
Aquela farra toda de chacoalhar a garrafa pode ser divertida, mas é puro desperdício. Abra a rolha delicadamente para evitar a perda do gás. Para resfriá-la na temperatura correta, o ideal é mergulhar a garrafa em um balde de gelo com água por cerca de 25 minutos. Ao servir a bebida, incline um pouco o copo. Quando a espuma subir, pare e espere-a baixar para então continuar servindo.
1. Taças
Elas devem ser altas para manter as borbulhas por mais tempo. E você deve segurar a taça pelo pé, assim a bebida não vai esquentar com o calor das suas mãos.
2. Prosecco
É o espumante italiano. Feito com a uva que leva o mesmo nome, é muito refrescante. Do mesmo país são as Asti, que têm um sabor meio adocicado. No Brasil, a produção de prosecco, segundo críticos, é de muito boa qualidade e vem conquistando muitas taças. Prosecco Salton, R1* (caixa com 6 unidades)
3. Champagne/Champanhe
É todo vinho espumante produzido na França, em uma determinada região que tem esse mesmo nome. Geralmente são mais caras, pois sua produção é feita seguindo uma série de regras rígidas. As versões rosê voltaram à moda nos últimos anos. Champagne Rosê Laurent Perrier, do Rei dos Whiskys, R$339*
4. Cava
Da península Ibérica chegam as cavas, que são produzidas pelo mesmo método que a champagne. As vindas da Catalunha são as mais famosas. As cavas também podem ser encontradas nas versões rosê. São leves e harmonizam bem com carnes. CAVA Cristalino, Importadora Kilyx Vinhos, R$70,50*
*Preços pesquisados em julho de 2013