O azul traz calma e frescor à decoração
Aposte no azul para criar cômodos relaxantes e com uma dose extra de frescor
Usado nos ambientes da casa, o azul traz equilíbrio físico e mental aos seus moradores
Foto: Getty Images
Se você estiver pensando em adotar o azul para a decoração da sua casa, pode investir no tom sem medo. “Na escala cromática, o azul é uma cor fria, que transmite a sensação de frescor”, afirma Dirceu Galhardi, consultor de cromoterapia, feng shui e radiestesia, do Rio de Janeiro. Os egípcios, que desenvolveram o pigmento na Idade Antiga, a consideravam a cor da verdade. No manto de Nossa Senhora, ele representa a pureza e, no budismo tibetano, a sabedoria transcendental, que abre o caminho da libertação.
Segundo Dirceu, a sexta cor do arco-íris equilibra as vibrações do corpo físico e da mente. Por isso, é uma boa pedida para ambientes habitados por pessoas agitadas. Aqueles que querem expandir seus horizontes também podem começar pintando as paredes com esse tom, que favorece o raciocínio e a intuição. “Quanto mais forte a tonalidade, maior é a sensação de amplidão”, revela Dirceu.
Na hora de bolar uma combinação, aposte no laranja. “Ele complementa o anil e ativa as conexões cerebrais”, explica o especialista. A combinação do azul e do branco também é garantia de sucesso. Juntos, eles podem criar tanto ambientes clássicos como descolados. Mas cuidado para não abusar do azul: em excesso ou em cômodos amplos, os tons mais claros podem acarretar preguiça e sonolência.