No Japão, alunos limpam até banheiro da escola para aprender a cuidar do patrimônio
Limpeza da escola e distribuição de merenda fazem parte da rotina diária dos alunos japoneses
Durante a Copa do Mundo no Brasil a torcida japonesa chamou atenção do mundo por limpar as arquibancadas durante os jogos. O que poucos sabem é que esse comportamento é ensinado desde a infância, dentro das escolas. Enquanto no Brasil os pais não admitem que os alunos se envolvam nos cuidados com o patrimônio coletivo, no Japão, atividades como varrer e passar pano no chão, lavar o banheiro e servir a merenda aos colegas fazem parte da rotina escolar dos estudantes do ensino fundamental ao médio.
“Na escola, o aluno não estuda apenas as matérias, mas aprende também a cuidar do que é público e a ser um cidadão mais consciente”, explicou o professor Toshinori Saito à BBC. Questionado se os pais aprovam o envolvimento dos filhos em tarefas de limpeza, o professor ressaltou que o sistema funciona há gerações. “Ninguém reclama porque sempre foi assim.”
Após a merenda, os alunos são divididos em grupos. Cada equipe é coordenada por um professor e fica responsável por uma tarefa. As funções vão desde lavar os utensílios usados no lanche até limpar as salas de aula, corredores e banheiros da escola. Um sistema de rodízio faz com que as equipes alternem entre si as funções. Assim, cada aluno aprende a fazer todas as tarefas.
Para eles, a obrigação faz com que as crianças entendam a importância de se limpar o que sujou e estimula o senso de cidadania e o cuidado e respeito pelo patrimônio coletivo.