Needle felting: a técnica que promete bombar nas festas infantis
Baseada principalmente nos contos dos irmãos Grimm, empresa renova o conceito de festas em casa
A decoradora e artesã Sonia Wolynec Vienna criou um conceito que promete revolucionar o universo de decoração de festas.
Partindo da tendência de realizar festas menores, resgatando as comemorações íntimas e preparadas em casa, pela própria família, a artesã cria personagens únicos usando a técnica do needle felting.
Conhecida como feltragem, a técnica ainda não é muito disseminada no Brasil, mas faz muito sucesso entre os americanos. Com uma agulha específica, espeta-se a lã até que ela comece a ganhar forma. Desta maneira, é possível fazer todo tipo de personagem, sem precisar de nenhuma costura, só espetando o tecido.
Pensando em unir a magia das peças artesanais com a beleza das festas íntimas, a Dedice, empresa de decoração artesanal fundada por Sonia, utiliza da técnica para transformar pedaços de fibras de lã merino em bonecos estilizados. A matéria-prima básica dos seus personagens é a lã merino cardada, colorida naturalmente por artesãos que produzem o material em quantidades limitadas. Com uma pequena agulha, cuidadosamente, os personagens vão sendo esculpidos.
Ela explica que seus bonecos não possuem olhos e nem boca. A ideia é que as crianças externem o seu imaginário e vejam o boneco como um espelho ou extensão de si próprios em relação ao seu estado de espírito.
A Dedice oferece uma opção de festa interativa ao estilo “faça você mesmo” com o aluguel de kits de montagem diferenciados para que a família construa junta sua própria história na mesa do bolo.
As apostas da artesã são os contos de fadas clássicos, que continuam encantando pessoas de todas as idades, como João e Maria, Branca de Neve, Cinderela, João e o pé de feijão, o Mágico de Oz e Os Três Porquinhos.