Uma cena do seriado americano Portlandia causou burburinho na internet. A personagem interpretada pela atriz Carrie Brownstein está pensando em engravidar e decide se consultar com um ginecologista. Ela diz que está “nos estágios iniciais da decisão, ainda em cima do muro”.
Se a ideia era discutir planejamento familiar e fertilidade antes de tomar uma decisão, as coisas mudaram de figura quando na consulta ela se surpreende com o conselho do médico. Ele diz que, de acordo com seu histórico, ela precisa ser rápida, já que é “quase uma solteirona”.
Se isso soa ridículo, basta perguntar para qualquer mulher acima dos 35 anos que esteja considerando ter filhos e elas vão dizer que a cena foi bastante real. Mulheres que engravidaram com mais de 35 anos são consideradas em “idade materna avançada”.
A verdade é que, sim, a gestação para mulheres que já passaram dos 35 anos (cada vez mais comum) exige alguns cuidados especiais para transcorrer tranquilamente. Mas ainda que tenham, por exemplo, dificuldade na fertilização, pela queda na qualidade dos óvulos, são aquelas que engravidam só a partir dos 40 que passam a integrar o grupo de riscos gestacionais.
Como as mulheres estão esperando cada vez mais para engravidarem talvez seja hora de encorajá-las a escolherem serem mães no momento mais adequado e fazer o possível para que se sintam confortáveis com a escolha.