Mix de estampas na decoração
O trabalho de mix de estampas em patchwork invade a decoração e traz muita cor e charme aos sofás, poltronas, pufes e almofadas
Valorize o patchwork das almofadas colocando-as todas juntas, no mesmo sofá
Foto: Evelyn Muller
Antes de sair juntando retalhos para trocar seus estofados, o arquiteto Antonio Ferreira Junior (SP) recomenda: “É preciso ter bom-senso na hora da escolha das estampas, procurando harmonizar as texturas de maneira que uma não roube a atenção da outra”. Use o patchwork em apenas um móvel (sofá ou poltrona, por exemplo) e deixe os demais em cores neutras e lisas.
Você pode aderir ao patchwork e renovar a decoração sem precisar trocar os estofados. Basta dar um toque da tendência à sua sala com almofadas trabalhadas. Eleja nuances e padronagens variadas. “Você pode misturar flores e listras, cores neutras e chamativas… O que importa é a harmonizaçãode tudo”, diz a arquiteta Clélia Regina Ângelo (SP).
Para dar um toque especial ao conjunto, você pode encapar o sofá com alguma cor predominante na estampa
Foto: Evelyn Muller
Seus móveis têm design retrô? Reforce o estilo revestindo-os com listras, quadriculados, xadrez – os ambientes antiguinhos são um clássico que nunca caem de moda. “Estes pufes decorados, por exemplo, ficam bem combinados com objetos lisos”, indica a arquiteta Marília Caetano (SP).
Espalhe pela casa pufes com diferentes cores e estampas
Foto: Evelyn Muller
Dicas para não errar
1. Misture estampas de tamanhos aproximados
2. Procure repetir uma mesma cor em todos os tecidos
3. Estampas de flores e listras combinam entre si
4. Mantenha um padrão: ou apenas cores fortes, ou só cores neutras
5. Faça a mistura somente em um sofá ou poltrona