PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Menino de 14 anos conta a história de heróis negros brasileiros no YouTube

PhCôrtes fala sobre a história do Brasil que não é contada

Por Ligia Helena
Atualizado em 12 abr 2024, 08h56 - Publicado em 12 fev 2016, 08h59
Arquivo pessoal (/)
Continua após publicidade

Você sabe quem foi Luiz Gama? E Carolina de Jesus?  Francisco José do Nascimento, Tereza de Benguela, Teodoro Sampaio… para muita gente, esses são nomes de rua e nada mais. Mas o Youtuber PhCôrtes, de 14 anos, quer mudar essa fama: eles são heróis negros brasileiros.

O projeto de Ph nasceu depois que ele assistiu à peça de teatro “O Topo da Montanha”, com Lázaro Ramos e Taís Araújo. No palco, o casal de atores encena a última noite de Martin Luther King, importante ativista e líder negro dos EUA, que foi assassinado por segregacionistas antes de uma marcha pelos direitos civis dos negros.

> Leia também: Morenas, mulatas, bronzeadas, exóticas? Não. Elas são negras

“Saí do teatro querendo fazer algo, então pedi para minha mãe as biografias de Mandela, Malcolm X e Martin Luther King de presente de Natal. Ela me disse que eu só ganharia se fosse pesquisar sobre os heróis negros brasileiros. Descobri muitos”, conta Ph. O resultado da pesquisa foi uma série de vídeos chamada “Meus Heróis Negros Brasileiros”, dentro do canal do YouTube que Ph já tinha

 

Continua após a publicidade

 

Egnalda Côrtes, mãe de Ph, conta que já conhecia algumas das personalidades negras da história do Brasil, mas que tem aprendido muito junto com o filho: “Como o ajudo nas pesquisas, o aprendizado é diário e surpreendente. Além da redescoberta da história do Brasil, há um sentimento de dever cumprido. São nossos ancestrais sendo honrados por seus feitos e pela história”, diz Egnalda.

> Leia também: “Alisa não, mãe!”: projeto valoriza a beleza negra desde a infância

O primeiro herói negro de Ph foi Zumbi dos Palmares, “por curiosidade pessoal, mesmo”, diz. Depois dele, vieram Machado de Assis, Luiz Gama, João Cândido, Dandara e Carolina de Jesus. “Para mim é muito legal saber que tantos iguais a mim, afro-brasileiros, foram tão geniais. É inspirador!”, conta Ph. Os vídeos são produzidos e editados de forma caseira, e publicados no YouTube. 

Continua após a publicidade

A escola pouco ensinou sobre essas personalidades negras para Ph. Embora haja uma lei federal que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de ensino fundamental e médio, ele só havia ouvido falar um pouco sobre Zumbi.  

 

Continua após a publicidade

 

“Nossa história não foi feita apenas por europeus e descendentes, nossa história foi construída por muitos povos! O povo africano e seus descendentes foram fundamentais para nosso desenvolvimento”, diz Egnalda. Falar sobre heróis negros brasileiros acaba por gerar identificação das crianças e jovens com essas personalidades. “Quem sabe iniciamos um processo de transformação e resgate da história do Brasil que não é contada, e inspiramos mais jovens a serem nossos futuros heróis!”, completa a mãe.    

> Leia também: MC Soffia: combatendo o racismo com música desde cedo

O canal de Ph acaba de chegar aos 9 mil inscritos, e tem na lista de futuras personalidades a terem as histórias contadas Besouro de Magangá, Chico Rei, Francisco José do Nascimento, Cruz e Souza, Teodoro Sampaio, Luiza Mahin, Maria Felipa, Tereza de Benguela, Antonieta de Barros e muitos outros. Sabe quem são eles? Não? Então acompanhe o canal do Ph 😉

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.