Meninas podem usar maquiagem?
A criançada quer, não há dúvidas. O tema controverso, e mais atual do que nunca, é debatido por duas especialistas.
Sim
Com moderação. Não há problema no fato de uma menina querer se enfeitar, inclusive se ela, de vez em quando, passar batom, usar perfume, pintar as unhas ou usar outras maquiagens. Nesse momento, a criança está tratando de si mesma, desenvolvendo o lado bom da vaidade infantil. Ao se ver mais bonita, ela fortalece a autoestima e se sente mais segura. Mas os pais devem ter certos cuidados. Essa prática deve ser entendida como uma brincadeira, como se a menina fosse “fazer de conta que já é mocinha”, da mesma forma como quando se veste de princesa, de boneca, de fada. É importante ficar atento para não reforçar o lado negativo da vaidade, que introduz a criança de maneira precoce no mundo dos adultos, com elementos de erotização, com maquiagens e roupas que reforcem o apelo sensual. Isso faz com que as meninas percam parte da infância, que é a época da inocência, da brincadeira ingênua e sem malícia. Vaidade exagerada acaba tornando a imagem pessoal o principal objetivo de vida, o que leva à frustração. Assim, fica a dica: no dia a dia e mesmo nas festinhas, a menina precisa se vestir e se apresentar como criança.Maquiagem sim, mas só como brincadeira, e com moderação.
Andrea Ramal é educadora, escritora e doutora em Educação pela PUC-RJ
Não
O uso de maquiagem, esmalte e outros cosméticos tem sido observado com frequência cada vez maior em crianças, mesmo as pequenas. Elas muitas vezes usam a maquiagem das mães ou aquelas para uso em bonecas, por exemplo. Esse comportamento causa preocupação em muitos dermatologistas. A pele da criança é mais fina e, portanto, mais permeável às substâncias que são aplicadas na sua superfície. O uso precoce de maquiagem pode causar dermatite de contato por irritação, e isso costuma ocorrer com mais frequência na pele da criança do que na do adulto, que é mais espessa. O uso repetido de produtos destinados aos adultos, como amaquiagem da mamãe, favorece essas dermatites de contato irritativas e, ao longo do tempo, pode até mesmo fazer com que a pele se torne mais sensível, sofrendo com lesões não só na área onde o produto foi aplicado como também em outras, resultado de um processo alérgico. Esse comportamento não deve ser estimulado. Quando o uso da maquiagemnão puder ser evitado, os produtos testados e liberados para uso em crianças são os menos prejudiciais, em geral aqueles cujo solvente é água e que são facilmente removidos com esse mesmo líquido.
Silvia Soutto Mayor é dermatologista e presidente do Departamento de Dermatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo