Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Máquina em São Paulo troca lixo por descontos

A Retorna Machine transforma garrafas pet e latinhas em créditos no transporte público e na conta de luz.

Por Júlia Warken
Atualizado em 21 jan 2020, 16h31 - Publicado em 10 dez 2015, 16h27

Quem mora na capital paulista tem mais um incentivo para ser sustentável! A partir de agora, latinhas e garrafas pet podem virar créditos no Bilhete Único (que dá acesso a ônibus, trem e metrô) ou por desconto na conta de luz. Cinco Retorna Machines já estão funcionando na cidade e basta se cadastrar para ter o benefício. As máquinas encontram-se no Shopping Butantã, Shopping Santa Cruz, Terminal Tietê, Emporium São Paulo da Vila Nova Conceição e Estação Sé.

Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook ()

O esquema funciona na base de pontuação: uma latinha vale 15 pontos e uma garrafa pet vale 20. Cada 100 pontos equivalem a 35 centavos no Bilhete Único ou 27 centavos de desconto na conta de luz. Segundo a Triciclo – empresa responsável pelo programa – os pontos são convertidos em créditos imediatamente após o depósito dos resíduos. A soma dos pontos pode ser conferida na própria máquina, pelo site ou pelo app do programa.

 

Continua após a publicidade

Por enquanto as principais vantagens são os descontos na conta de luz e no transporte público, mas a ideia também é engajar empresas privadas no programa. Atualmente a Retorna Machine já tem parceria com a Livraria Saraiva e a Bauducco (com pontos revertidos em descontos/produtos) e a ideia é que futuramente seja possível trocar resíduos até mesmo por créditos no celular e no vale refeição.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.