PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Malala está sendo julgada pelas roupas que usa e isso é absurdo

Muita gente está se achando no direito de dizer como Malala Yousafzai deveria se vestir.

Por Júlia Warken
Atualizado em 17 jan 2020, 14h01 - Publicado em 18 out 2017, 17h58
LONDON, ENGLAND - FEBRUARY 04: Activist and Nobel Peace Prize winner Malala Yousafzai looks on during a press conference following the first focus event on education at the 'Supporting Syria Conference' at The Queen Elizabeth II Conference Centre on February 4, 2016 in London, England. World leaders including British Prime Minister David Cameron and German Chancellor Angela Merkel will gather for the 4th annual donor conference in an attempt to raise £6.2bn GBP to those affected by the war in Syria. (Photo by Dan Kitwood - WPA Pool/Getty Images) (Dan Kitwood/Staff/Getty Images)
Continua após publicidade

Não basta ser a mais jovem vencedora do Prêmio Nobel. Não basta ser uma das personalidades mais inspiradoras da atualidade, símbolo da luta por educação. Caso você seja mulher, as pessoas vão dar pitaco nas roupas que você usa.

Pois é, nem Malala Yousafzai está imune e a onda de comentários sobre o vestuário dela começaram a partir de um tuíte infeliz da jornalista paquistanesa Mehr Tarar. No post, ela divulgou uma foto que supostamente mostra Malala vestindo roupas ocidentais. Ainda não se sabe se de fato é ela na imagem, mas a questão não é essa.

Junto da foto, o comentário foi o seguinte: “Finalmente uma foto da Malala em que ela está apenas sendo uma garota jovem normal. Malala está sendo julgada pelas roupas que usa e isso é absurdo É surpreendente que sua cabeça esteja sempre coberta…”.

Bom, o problema número 1 é que, aparentemente, apenas roupas ocidentais são ~normais~ para a jornalista. E ela ainda resolveu ser irônica em relação ao véu que Malala usa. Ora, por que haveria de ser surpreendente que ela sempre cubra a cabeça se esse é um aspecto religioso e cultural a que está habituada desde sempre?

É claro que a Mehr Tarar tem o direito de levantar o debate sobre o que é imposto às mulheres de seu país – ambas são do Paquistão -, mas esse tipo de alfinetada sarcástica não contribui em nada, né?

Continua após a publicidade

Bom, mas o julgamento ao look não parou por aí, pois vários seguidores da jornalista resolveram criticar Malala também – mas na direção contrária. São muitos os comentários atacando Malala por estar supostamente vestindo-se de maneira ocidental.

“Agora jeans… sapatos… daqui a pouco também vai tirar essa dupatta [nome dado ao véu]”, disse um usuário. Ao ser questionado sobre qual seria o problema disso, ele argumentou: “Ela sempre usa vestidos tradicionais do Paquistão em frente ao mundo… devia continuar assim”.

Continua após a publicidade

“Isso é hipocrisia”, opinou outro.

“Ela está sem o pai… que estranho”, disse um terceiro, dando uma de Xeroque Rolmes. Detalhe: Malala está morando na Inglaterra e acaba de iniciar os estudo em Oxford, por que haveria de estar indo à faculdade com o pai?

Continua após a publicidade

Felizmente, muitas outras pessoas defenderam Malala nas respostas desse mesmo post. Ufa!

Continua após a publicidade

Frente à polêmica, uma blogueira paquistanesa resumiu perfeitamente a situação: “Mais pessoas ficaram enlouquecidas ao ver Malala usando jeans do que quando ela foi baleada. As nossas prioridades demonstram por que somos nós mesmos os nossos piores inimigos”.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.